quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Banpará fecha acordo com avanços, sai da greve, mas tucanos sequestram tíquete extra e confiscam esperanças

Bom dia, povo lutador! Após 23 dias em greve, hoje o funcionalismo do Banpará voltou ao trabalho, após aprovar a proposta construída no ardor da greve e que era o limite, pois o governo tucano de Jatene já havia ordenado ajuizamento de dissídio, além da retirada de direitos, como o tíquete extra.

Na mesa de negociação eu tenho a honra de representar a valorosa FETEC-CN, a Federação dos Bancários da região Centro Norte e como bancária do Banpará e ex-presidenta do Sindicato dos Bancários, percebi - assim como as demais companheiras que estão na direção do movimento, Kátia (Afbepa) e Rosalina Amorim (Sindicato dos Bancários do Pará) -  que sair ontem da greve nos permitia apresentar à categoria alguns ganhos e não a incerteza de levar a negociação para a justiça. No judiciário, historicamente, os direitos dos trabalhadores têm sido rebaixados e por isso nós da CUT defendemos a negociação à exaustão. Só chamamos um terceiro para apitar em nosso jogo, quando não tem mais saída.

Tem bons, ótimos avanços neste acordo construído pela força da greve:
  • reajuste de 7,5% nas comissões, como aprovado nacionalmente; 
  • reajuste de 8,5% no piso com reflexo em toda a tabela do nosso PCS. 
  • Aumentar a quebra de caixa dos caixas para R$ 300,00 e rever a gratificação deles em janeiro/2013. 
  • Garantir o debate de que nenhuma bancário será demitido sem passar pelo comitê disciplinar. 
  • E que apresentaremos propostas para descomissionamento no Comitê de Relações Trabalhistas-CRT. 
  • Assegurar que o banco intermediará junto à Unimed a negociação para inclusão de ascendentes e filhos com mais de 24 anos. 
  • Não desconto e abono integral dos 23 dias de greve. 
  • Aumento da licença-prêmio de 25 para 30 dias a cada 5 anos de trabalho. podendo converter em espécie 5 dias/ano.
  • Pagamento da PLR integral.
  • Manutenção do Grupo Paritário do PCS, para apresentação de sugestões de propostas para melhoria do PCS; aplicação do índice previsto entre níveis, a partir de 01/09/2012; e análise de proposta de desatrelamento de metas ao PCS, no prazo do ACT-2012/2013.
  • Renovação de todas as demais cláusulas do acordo anterior, à exceção do tíquete extra (3.200,00).
Com todas essas conquistas, o travo amargo na boca e o confisco no bolso é o que mais grita hoje. Como comentei no blog da Franssinete Florenzano que postou matéria sobre o fim da greve no Banpará, a assembleia, além de aprovar o acordo construído, votou ainda uma moção de repúdio ao governo Jatene porque este impediu que fosse acrescentado o pagamento do tíquete extra, conquista que vem sendo garantida nos acordos coletivos desde 2007.

O sequestro do tíquete extra é uma brutalidade porque atinge o coração das famílias e de suas esperanças tecidas pacientemente. Vai fazer com que as famílias no Banpará deixem de ter este ano  a grana que permitiria a viagem sonhada, a quitação de uma dívida, um Natal mais adubado, o puxadinho na casa, o conserto do carro, a ajuda a um familiar endividado, enfim, um sonho acalentado o ano inteiro e arrancado por pura mesquinharia. Para injetar raiva, desmotivação, energias ruins e sequestrar mais que o dinheiro, sequestrar a esperança. Algo muito tucano, muito desumano, muito cruel.

 Ficou um travo amargo na boca de todo o funcionalismo que lutou nesses 23 dias de greve, porque o tíquete extra é cultural, é dinheiro na mão,está incorporado à vida do funcionalismo e aos nossos direitos conquistados desde 2007.

Como eu disse ontem à noite, a luta continua e isso no Banpará não é apenas palavra de ordem! Nós já passamos por muitos e terríveis solavancos, somos amazônidas, somos da resistência e que não nos mata, nos fortalece.

Força, compas! Cabeça erguida na volta ao trabalho. SEGUE A VIDA E A LUTA! E dia 7 de outubro tem eleição. O troco é também nas urnas!


  • Tenho absoluta convicção que reconquistaremos o tíquete extra. Com luta, unidade e perseverança!

Cliquem e leiam toda a proposta
Assembleia aprova a proposta, mesmo com o sequestro do tíquete extra. Repúdio ao governo Jatene.

Salete Gomes, delegada sindical e ex-diretora do Sindicato: a luta continua
Ontem pela manhã, antes da 5ª e última rodada de negociação, a conversa no batente do prédio da Matriz do Banpará

A mesa de negociação que costurou o acordo aprovado ontem  à noite.
Foram 23 dias de greve confrontando a dura forma tucana de governar. E a luta vai continuar....
P.S.- Banpará antecipará parte da PLR nesta sexta-feira 28/set/12 e assinatura do acordo ocorrerá na próxima semana.

1 comentários:

Fabi Proscholdt disse...

Excelente reflexão. E é como vc disse... a luta não pára. Bjoooo

 
;