terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 0 comentários

Fortalecer a comunicação sindical para ressaltar a dimensão dos direitos e atuar de forma unificada.

Fortalecer a comunicação sindical e integrá-la a uma rede que dispute a audiência dos movimentos sociais e também da sociedade. Também está na pauta a recriar do Fórum Estadual de Democratização.

Com essa finalidade, a CUT.Pará promove nesta quarta-feira 27 das 9 às 13 horas, no Sindicato dos Urbanitários do Pará uma "roda de conversa" entre sindicatos cutistas da Rgeião Metropolitana de Belém. 


sábado, 23 de fevereiro de 2013 4 comentários

Banpará anuncia Plano de Demissão Voluntária com tempo determinado de 1 ano para ter direito a sorrir, comer e se tratar. Depois, o inverno, o desalento...

O Banpará anunciou nesta semana um Programa de Demissão Voluntária - PDV aos bancários que têm mais de 20 anos de banco. Ao apontar o caminho da rua aos bancários e bancárias mais antigos, o banco faz esta "oferta":

1) pagamento de todas as verbas rescisórias;

2) indenização correspondente a 50% do salário-base, por ano ou fração igual ou superior a seis meses efetivamente trabalhados no Banco; 

3) depósito de 40% sobre o valor total de depósitos efetuados pelo banco no FGTS;

4) 100% do tíquete-alimentação, correspondente a 12 meses;

5) pagamento integral do Plano de Saúde e do Plano Odontológico para os funcionários optantes e de seus dependentes inscritos até a data da rescisão, pelo período de 12 meses.

Na condição de elegível, isto é, de quem se enquadra totalmente nos requisitos do banco para tomar o rumo da porta da rua é serventia da casa, faço minhas considerações sobre este PDV: 


 1. É um PDV totalmente na contramão do crescimento do país, do sistema financeiro e do próprio Banpará que desde 2007 só tem tido lucros e cada vez mais crescentes. Lucro, ressalte-se, construído com o esforço coletivo de seus quase 1.500 funcionários;


2. O PDV elege os que têm mais de 20 anos, justamente a parcela de bancários e bancárias que, em 1998, deu 20% de seus salários durante 11 meses para garantir o equilíbrio do Banpará e a consequente adesão ao PROES - Programa de Incentivo à Redução do Setor Público na Atividade Bancária. Um remédio amargo para evitar a liquidação ou privatização do Banpará. Para quem não sabe, o PROES tirou do mapa do sistema financeiro 24 dos 27 bancos estaduais e essa metralhadora giratória foi disparada pelo Governo FHC, de repugnante e odiosa lembrança. Com muita luta e capacidade de articulação, conseguimos salvar o Banpará, livrá-lo (e os empregos) do tiroteio.

3. Neste PDV despropositado são muito pequenos os valores para arrematar, indenizar a entrada na fila do desemprego. Em épocas mais magras, no governo lamentável de FHC, o Banpará pagou melhor os PDV's e PDVI's da vida, chegando a pagar até 2 salários por ano trabalhado. Agora, oferece 50% sobre o salário-base o que é pouco, muito pouco para quem vai ficar sem renda para sempre. E o pagamento de todas as verbas é direito líquido e certo, assim como os 40% sobre o saldo de FGTS.

4. Mas o pior desse PDV aloprado, é que a diretoria do banco quer pagar apenas por 1 ano o tíquete-alimentação  e os planos de saúde e odontológico. São justamente tíquete e plano de saúde itens que pesam na balança na hora de se pensar em aposentadoria, porque esses dois itens representam de 40% a 60% da renda. Quem adere ao PDV fica  imediatamente sem emprego e sem renda. E um ano depois, sem os planos odontológico e de saúde e sem o tíquete!

Ora, pela proposta da diretoria do banco quem aderir só terá direito a sorrir, comer e a se tratar durante um ano. Depois desse 1 ano, é a descida ladeira abaixo e sem qualquer apoio! 

Um ano passa rápido e no inverno da vida, o sino da meia-noite  chega bem mais rápido! Que PDV paga esse cruel desalento? E por que  esse refinamento torturante de botar prazo de validade para direitos tão essenciais como sonhar, sorrir?

É o que me indago nesta madrugada! 
A dona do blog, sindicalista e funci do Banpará, lutando e bradando por direitos coletivos.


P.S.- Verba do tíquete extra? Mais uma pergunta ronda meu juízo na noite insone: a verba para pagar esse PDV veio do tíquete extra que bancários e bancárias do Banpará  conquistaram desde 2007 e que a diretoria confiscou na última campanha salarial, em 2012?  Se assim foi, tirou-se uma verba de todos para indenizar mal o desemprego de parte da categoria?!! Que administração de pessoas é essa meu Deus?
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 0 comentários

Salve Jorge é aqui: tráfico humano nos canteiros de Belo Monte.

O tráfico humano contado na novela global Salve Jorge é uma triste e dura realidade nos canteiros próximos à obra de Belo Monte, em Altamira.Pará. Ali, em situação de degradação, a Polícia Civil de Altamira encontrou 14 mulheres e uma travesti no dia 13, Quarta-Feira de Cinzas. E isso só foi possível, porque uma adolescente de 16 anos conseguiu fugir, procurou abrigo no Conselho Tutelar e a conselheira Lucenilda Lima acionou a polícia. Todos os detalhes aqui e aqui.

Sabe-se que em Altamira e nas cercanias de Belo Monte há outras boates e mulheres traficadas. 

Como uma boate com escravas sexuais é aberta e funciona sem qualquer regulação e fiscalização? Altamira e Belo Monte, esta particularmente tem proteção federal, tem até um escritório da Presidência da República! 

Um fato dessa monta não pode cair no silêncio!

O local em que as garotas estavam traficadas. Salve Jorge é aqui! Foto: Bruno Carachesti/Diário do Pará


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013 0 comentários

Bom carnaval pra todo mundo! É folia até o corpo não aguentar e pedir "pira paz".......

Do genial Carybé.
Chegou o carnaval! Então, boa gandaia, muita diversão, samba no pé, folia até cair. Beber uma aguinha de vez em quando vai fazer bem. 
Até quarta-feira! De Cinzas. De vez em quando vamos nos encontrar no feice e no twitter

Inté!

Pra vocês, o belo texto da crítica de cinema e feminista Luzia Miranda Álvares. Trechinho:
O carnaval deriva de “carna vale”(adeus à carne) e veio da Grécia em 600 a 550 a.C., passando a ser reconhecido pelo cristianismo em torno de 1590. O carnaval moderno, com evidências às fantasias e bailes específicos, surgiu no século XIX, na Europa. Ainda hoje há desfiles carnavalescos em alguns lugares do “velho mundo” e em cidades da America como Nova Orleans (mais conhecido como Mardi-Gras). Mas o carnaval brasileiro tomou espaço internacional no século passado. Hoje é uma atração turística. E o sentimento de folia espalha-se a partir da índole do povo.

Ao que consta, a receita estipulada no riso (“rir é o melhor remédio”) tem muitos adeptos entre nós. E as críticas políticas na época carnavalesca rimam com as que se faz no chamado sábado santo (antes conhecido como “da Aleluia”) quando Judas é malhado, lendo-se, antes, um testamento que satiriza várias personalidades do governo ou pretendente a isso. Muitos compositores brasileiros inspiraram-se em fatos administrativos, ou de pretensão a esses cargos, abrangendo as figuras mais evidentes nos meios .
jornalísticos, para construir suas músicas carnavalescas. Aqui, todo o artigo.

E uma hora de músicas de carnaval de salão...
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013 0 comentários

Dilma acata proposta da Contraf-CUT de conferência do sistema financeiro. Taí um bom e urgentíssimo debate!

Há mais de um ano, a valorosa Contraf-CUT- Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro vem pautando e reivindicando do governo federal a realização de uma Conferência Nacional do Sistema Financeiro que debata o papel dos bancos e de todo o sistema financeiro no desenvolvimento do Brasil e de seu povo, a qualidade/acesso e responsabilidade sócio-ambiental do crédito. E que esse debate seja amplo, envolvendo, governos, classe trabalhadora, empresários e toda a sociedade civil.

No dia 1º de fevereiro/2013, quando a presidenta Dilma esteve em Castanhal.Pa, entregando 1.080 casas e apartamentos do Programa Minha casa Minha Vida, a CUT.Pará conversou rapidamente com a presidenta e entregou um documento pautando os assuntos de interesse da classe trabalhadora no Pará e na Amazônia. E destacou a importância de se realizar a Conferência Nacional do Sistema Financeiro. Confira o trecho:

Conferência do Sistema Financeiro já! – É urgente que se realize uma conferência nacional do Sistema Financeiro para discutir o papel dos bancos no país, o crédito e para que serve o sistema financeiro. E implementar urgente diálogo nos bancos como Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banpará, que têm péssimas condições e relações de trabalho !

E conheça todo o documento da CUT.Pa, clicando aqui.
Rosalina Amorim (bancários.Pa), Vera Paoloni e Martinho Souza (CUT.Pa), com a presidenta Dilma em Castanhal. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Carlos Cordeiro, pte Contraf-CUT.
Ontem, 5 de fevereiro, a CUT Nacional foi recebida em  audiência pela presidenta Dilma em Brasília. Dilma  acatou a proposta da Contraf-CUT para realizar uma conferência nacional sobre o setor. Segundo relato dos sindicalistas, a presidenta teria sugerido ampliar a pauta e incluir o tema direitos do consumidor. Também, determinou ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que receba o presidente da entidade, Carlos Cordeiro, para discutir o processo de reestruturação e as demissões na área financeira.

O Rede Brasil Atual resumiu:  "A presidenta da República não só concordou com a proposta, como disse que vai trabalhar por ela e propôs ampliar a abrangência da conferência nacional. Além da discussão do papel dos bancos, da ampliação e do barateamento do crédito, a presidenta quer debater também na conferência os direitos dos consumidores, tanto no que diz respeito aos juros do cartão de crédito, do cheque especial e das tarifas, quanto em relação ao consumo das novas classes emergentes de todos os tipos de serviços, incluídos os dos celulares e telecomunicações em geral", disse o presidente da CUT, Vagner Freitas.

Marcha 6 de março em Brasília -O presidente da CUT Nacional reforçou a necessidade de diálogo permanente com a representação dos trabalhadores e das trabalhadoras e solicitou que a presidenta Dilma receba a pauta da classe trabalhadora após a marcha que todas as centrais sindicais farão dia 6 de março em Brasília. Dentre os itens: redução da jornada de trabalho sem redução de salário (para 40 horas semanais), o fim do fator previdenciário e as reformas tributária e agrária.

É muito bom que saia a Conferência do Sistema Financeiro. Taí um tema que precisa ser conhecido e debatido por todo mundo!
Timaço da CUT Nacional na audiência com Dilma: Jacy Afonso (Organização), Rosane  Silva (Mulher), Sérgio Nobre (Sec.Geral), a paraense Carmem Foro (vice-presi), o pte Vagner Freitas, Quintino Severo (Finanças), Expedito Solaney (Políticas Sociais) e João Felício (Relações Internacionais). Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
domingo, 3 de fevereiro de 2013 5 comentários

Jornalista denuncia salários do TJE.Pa de R$ 40 mil a R$131 mil e Tribunal tira do Portal da Transparência tira as informações. Confira aqui os bombados salários!

A semana começa quente. O subtenente do Corpo de Bombeiros do Pará, Alexandre Oliveira de Melo que  dava o oquei para os empreendimentos imobiliários (o "habite-se"), se apresentou ao tribunal militar e abriu a boca, com base na delação premiada: que há um rol de envolvidos, de pracinhas, a major e coronel do Corpo de Bombeiros, bem como os donos da construtora Gafisa. 
O subtenente está preso e vai haver investigação criminal. É um arquivo vivo o subtenente!

* Outro tema candente da semana foi denunciado pelo jornalista paraense Carlos Mendes: no Tribunal de Justiça do Estado do Pará - TJE.Pa, há salários bombados entre R$ 40 mil a R$ 131 mil. Tão logo Carlos Mendes publicou o escândalo em seu facebook, as referências salariais foram deletadas do Portal da Transparência no site do TJE.Pa. Previdente, o jornalista publicou o arquivo com os salários. Estão aqui.

A nova presidenta do TJE.Pa, Luzia Nadja Nascimento assumiu a presidência do Tribunal na última sexta-feira 1º de fevereiro e hoje há entrevistas dela nos jornais do Pará dizendo que tem dois desafios durante o mandato: dar transparência e modernidade ao TJE e interiorizá-lo. Um bom sinal de transparência é retornar-já as informações deletadas ao site do Tribunal. 
***

P.S - CUT.Pará aproveitou a estada da presidenta Dilma em Castanhal no dia 1º e entregou documento à presidenta sobre assuntos de interesse da população do Pará e da Amazônia. Leia aqui.

***
Leia a primeira matéria do jornalista Carlos Mendes sobre os salários bombados no TJE.Pa, publicada no mural de seu feice:

A divulgação dos vencimentos do mês de dezembro passado de servidores do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), na página eletrônica do órgão – seguindo determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) –, provocou ontem uma onda de críticas nas redes sociais. Alguns valores citados, a título de pagamento, chamam a atenção. Um deles é o dos vencimentos da ex-secretária de Planejamento e Finanças, Sueli Azevedo, que deixou o TJE no final do ano para assumir a Secretaria de Finanças da prefeitura de Belém a convite do prefeito Zenaldo Coutinho.

De acordo com a planilha de pagamentos do Tribunal, ela recebeu, descontados R$ 10.368,54 de imposto de renda e contribuição previdenciária, exatos R$ 131.327,27 mil. O valor foi elevado em R$ 125 mil por conta do item “outras vantagens”, que o TJE não diz o que significa. Esse item aparece em dezenas de pagamentos de servidores. Como é caso de Roberto Lobo Salame, auxiliar judiciário lotado na Secretaria de Gestão de Pessoas, que recebeu limpos R$ 89.955,61. As “vantagens eventuais” alcançaram R$ 114.139,33, mas ele levou R$ 31.66,19 de “facada” do imposto de renda, além de outros R$ 4.192,97 de desconto da previdência pública.

Há ainda outros pagamentos que superam com larga vantagem os salários da grande maioria de servidores do próprio Tribunal sem que haja no próprio site um esclarecimento sobre a origem da benesse. Na Divisão de Desenvolvimento e Avaliação de Pessoal, por exemplo, consta os vencimentos do analista judiciário Benedito Nazareno Fonseca da Costa. A “remuneração paradigma” dele é de R$ 8.866, mas entre vantagens pessoais (R$ 36.170,53 ) e vantagens eventuais (R$ 59.162,98), os rendimentos de Costa subiram para R$ 104.899,51. Com descontos de R$ 5.305,86 de previdência e outros R$ 14.608,33, além de mais R$ 18.265,98 de “retenção por teto constitucional”, que nos rendimento de outros altos pagamentos foi de zero, ele recebeu R$ 66.719,34 líquidos.

Também aparecem rendimentos líquidos de outros servidores superiores a R$ 60 mil, R$ 55 mil e R$ 40 mil onde não são detalhadas as tais vantagens que deram origem a esses elevados vencimentos, o que provoca ao mesmo tempo indignação, perplexidade e até mesmo confusão naqueles que têm acesso à página do TJE. Há situações em que não há qualquer rendimento discriminado para cargo em comissão, subsídio ou diferença de subsídio, ou valor de retenção do teto constitucional.

Perguntas - A direção do Tribunal foi procurada pelo Diário para esclarecer quais as “vantagens eventuais” a que teriam direito os servidores para receber os vencimentos de dezembro e como é aplicada a retenção do teto constitucional, aquele que estabelece que nenhum servidor público pode receber mais que a presidente da República, ministros do Supremo Tribunal Federal e de outras cortes superiores, além de governadores de estado.

A assessoria do TJE recomendou que as perguntas do jornal com eventuais dúvidas sobre os pagamentos realizados fossem enviadas por e-mail para a Secretaria de Gestão de Pessoas. Isto foi feito ainda pela parte da tarde, mas até o fechamento da edição não houve resposta.
 
;