terça-feira, 5 de março de 2013

Em menos de dois dias, duas pancadas na alma: Luzia e Hugo Chávez. LUTO!

Em menos de 2 dias, duas pancadas na alma. Primeiro, a companheira Luzia Fati que se foi assim rapidamente. E hoje, o comandante Hugo Chavez, um dos maiores líderes latinoamericanos que tive a felicidade de ver, ouvir e muito aprender.

Vá em paz, companheira Luzia!

Vá em paz, comandante Hugo Chávez!

 Tou de luto, tou triste, coração doído mas sei que em nossas vidas e na memória da luta  vocês estarão sempre PRESENTES!

¨¨¨¨
No sítio da CUT Nacional sobre Chavez:
Seu legado e o recado de que é possível acreditar num mundo justo e igualitário permanecem. Certamente, a América Latina que queremos, socialista, solidária, integrada, não avançaria como avançou nos últimos anos não fosse a contribuição do homem que sempre teve como referência Simón Bolívar, responsável por expulsar os espanhóis da Venezuela.

Em seu governo, Chávez demonstrou que é possível crescer combatendo a miséria e privilegiando o povo: os venezuelanos abaixo da linha da pobreza eram quase metade da população e passaram para 27,8% durante seu governo. A taxa de mortalidade infantil diminuiu de 27 por mil para 14 por mil. O acesso à água potável subiu de 80% a 92% da população e o consumo de alimentos cresceu 170%.


A taxa de escolaridade cresceu de 40% para 60% e, de acordo com a Unesco, o país também ficou livre do analfabetismo.

Como em qualquer revolução, o comandante bolivariano colecionou desafetos conservadores, especialmente a velha mídia, inclusive brasileira, que sempre o considerava um ditador. Os meios de comunicação não citavam, contudo, que Chávez participou de 14 eleições e referendos, saindo vencedor em todas elas.

A última, em outubro de 2012, com 54,42% dos votos. Mas, dessa vez, o líder bolivariano sequer pode ascender ao cargo que ocupava desde 1999 e assumiria pela terceira vez.

A morte de Hugo Chávez nos deixa mais carentes de líderes que sonham e praticam o que pregam. Acreditamos, porém, que sua jornada inspirará muitos outros sonhadores.

Obrigado, comandante.  

E sobre Luzia Fati:


Comprometida com a luta por uma sociedade justa, democrática e igualitária, buscando avançar nas questões socioambientais, Luzia cumpriu papel fundamental na formação e organização da classe trabalhadora na região Norte, estimulando com seu exemplo de abnegação e coragem os dirigentes sindicais nessa luta, reforçando o seu envolvimento e comprometimento. A ação na base deu resultado e redundou num forte crescimento do sindicalismo cutista, particularmente entre os trabalhadores rurais.
Seu legado de combatividade, organização, experiência e carisma ficarão marcados para sempre na história do movimento sindical brasileiro.
História: Luzia foi eleita para a Executiva Nacional da CUT no 6º CONCUT, realizado em 1997, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém – PA. Foi reeleita para a Executiva Nacional no 7º CONCUT, realizado em 2000, e também no 8º CONCUT, em 2003.  Integrou a Comissão Nacional sobre a Mulher Trabalhadora da CUT e foi coordenadora da Comissão Nacional da Amazônia da CUT, criada no 8º CONCUT, em 2003.
Atualmente, exercia a tarefa de educadora da rede de formação na Escola Sindical Amazônia. 

P.S. -  Lindo soneto do poeta paraense Antonio Juraci Siqueira e tudo a ver: 

SONETO DO AMOR AUSENTE

Da tua ausência fiz uma canoa
para buscar-te pelas madrugadas
entre as estrelas, entre as nuvens, entre
as vagas do oceano da ilusão.

Dos retalhos de sonhos e delírios
fiz vela, bujarrona e, da esperança,
bússola e leme desse estranho barco
feito nas longas noites de vigílias.

Agora, a velejar pelo infinito
dentro da noite seguirei e quando
teu rosto amado descobrir, nas brumas,

não mais hei de perder-te pois carrego
em minhas mãos o inapagável lume
do amor que aprisiona e que liberta.

0 comentários:

 
;