domingo, 27 de novembro de 2016

Hasta siempre, Fidel! A luta continua, comandante! Viva a revolução cubana!

Fidel nos deixou na madrugada deste sábado 26/nov/16, aos 90 anos.
Não é pra qualquer um enfrentar o poderio de um império como o dos Estados Unidos, superar 638 tentativas de assassinato, ter um embargo econômico por 5 décadas seguidas e triunfar. Não é pra qualquer um!
Viva Fidel!
Viva a luta cubana!
Viva a utopia!
Viva a resistência!
Viva a revolução!
Deixo aqui a poesia de Ruy Guilherme Paranatinga Barata, poeta e comunista paraense, para homenagear Fidel Castro Ruiz, eterno comandante:
"E cresço na aurora livre
galopando esse corcel.
cresço no verso espumando entre as linhas do papel.
cresço rubro de esperança
na barba de Don Fidel."
(Ruy Barata - in: Canção dos quarenta anos)
#RIPcomandanteFidel
*
Entrevistei queridas médicas cubanas que serviram aqui no Pará em Melgaço vindas ao nosso país via o brilhante program Mais Médicos. E minha casa muitas vezes foi a embaixada de Cuba, solidária e alegre. Elas me falamra de Cuba, de Fidel. Amam Fidel, o caminho construído que tem hoje uma das melhores medicinas do mundo,m uma educação pública de qualidade e uma saúde de dar inveja. Não conhecui a ilha ainda. Verei como será sem Fidel.
*
Muita gente querida postou algo sobre Fidel.
Vou deixar aqui o post de Vicente Rodrigues, expressado em seu perfil no Facebook Como seria Cuba sem Fidel e a Revolução Cubana? >Os Estados Unidos não bloqueariam economicamente o país por décadas, buscando arruinar a economia cubana; Mas Cuba não seria soberana, e jamais poderia ter contribuído decisivamente para acabar com o apartheid e o colonialismo na África.
 Os celulares "Apple" e os carros "General Motors" seriam novos em folha; >Mas a fome e a falta de atendimento médico atingiriam boa parte da população Haveria mais crianças com tênis "Nike" nas ruas; E também crianças dormindo nas ruas.
Os jornais seriam menos comprometidos com o governo;
E completamente comprometidos com grupos empresariais nacionais e transnacionais.Enfim, o fato é que seria uma outra Cuba, bem diferente.
E temos uma boa pista disso nos dias de hoje.
Há um pedacinho do território de Cuba que não é administrado pelos cubanos, mas sim pela "maior democracia do mundo.
Trata-se da prisão de Guantánamo (ou "GTMO", como chamam carinhosamente os gringos o centro de tortura que montaram em território cubano surrupiado antes da Revolução.
 *

Mensagem de Lula sobre o falecimento de Fidel 
DESCANSE EM PAZ, COMPANHEIRO FIDEL Morreu ontem o maior de todos os latino-americanos, o comandante em chefe da revolução cubana, meu amigo e companheiro Fidel Castro Ruz.

Para os povos de nosso continente e os trabalhadores dos países mais pobres, especialmente para os homens e mulheres de minha geração, Fidel foi sempre uma voz de luta e esperança.

Seu espírito combativo e solidário animou sonhos de liberdade, soberania e igualdade. Nos piores momentos, quando ditaduras dominavam as principais nações de nossa região, a bravura de Fidel Castro e o exemplo da revolução cubana inspiravam os que resistiam à tirania.

Eu o conheci pessoalmente em julho de 1980, em Manágua, durante as comemorações do primeiro aniversário da revolução sandinista. Mantivemos, desde então, um relacionamento afetuoso e intenso, baseado na busca de caminhos para a emancipação de nossos povos.

Sinto sua morte como a perda de um irmão mais velho, de um companheiro insubstituível, do qual jamais me esquecerei.

Será eterno seu legado de dignidade e compromisso por um mundo mais justo.

Hasta siempre, comandante, amigo e companheiro Fidel Castro.

Luiz Inácio Lula da Silva
São Paulo, 26 de novembro de 2016 .
*
Mensagem de Dilma sobre o falecimento de Fidel
Sonhadores e militantes progressistas, todos que lutamos por justiça social e por um mundo menos desigual, acordamos tristes neste sábado, 26 de novembro.
 A morte do comandante Fidel Castro, líder da revolução cubana e uma das mais influentes expressões políticas do século 20, é motivo de luto e dor.
 Fidel foi um dos mais importantes políticos contemporâneos e um visionário que acreditou na construção de uma sociedade fraterna e justa, sem fome nem exploração, numa América Latina unida e forte.
 Um homem que soube unir ação e pensamento, mobilizando forças populares contra a exploração de seu povo.
 Foi também um ícone para milhões de jovens em todo o mundo.
 Meus mais profundos sentimentos à família Castro, aos filhos e netos de Fidel, ao seu irmão Raul e ao povo cubano.
Minha solidariedade e carinho neste momento de dor e despedida.
 Hasta siempre, Fidel!
 Dilma Rousseff
Presidenta eleita pelo voto popular brasileiro,
*
A blogueira Maria Frô também fez um belo texto sobre Fidel.

0 comentários:

 
;