quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Fé e carinho: o Círio toma conta da gente

O clima do Círio já tomou conta de Belém. As romarias já começaram e este ano serão quase 130 romarias do Círio de Nazaré.


As casas se enfeitam, aumentam as novenas e orações, missas especiais. A comilança do Círio já está sendo cuidadosamente preparada: maniçoba, pato no tucupi e se não tiver, serve um frango ou um peru, desde que no tucupi e com bem jambu. O creme de cupuaçu, a romaria fluvial, a visita à feira de miriti, o auto do círio, Belém vive sua maior festa, seu primeiro Natal, em pleno outubro. As famílias se juntam pelo carinho e pela fé. O astral muda, fica pra cima. É o cheiro do Círio que faz a gente ser melhor.


Pra ver a Santinha, tem romeiro caminhando há dias e os barcos chegam lotados de gente que vm passar o Círio, agradecer à Santinha e confraternizar com a família. Rir, brincar, rezar, se juntar. Porque é tempo de Círio, tempo de amor.


A correria é grande  e são muitas romarias até chegar a do Círio, domingo. Umas maiores e outras menores. O Traslado pra Ananindeua vai ser comprido, pois são 55 quilômetros e deve durar 12 horas. Tem também a romaria fluvial e o Círio, no domingo, que é a grande procissão. O Círio mesmo deve durar 6 horas e a previsão é que chegue à Praça Santuário à 1 da tarde. Pra acompanhar todo o Círio, os romeiros vão andar 3,6 km no domingo. No sufoco, no calor e com o coração inundado de amor e fé.


Belém está mudada, muito mais linda, com uma energia incomun, prontinha pra receber a Virgem de Nazaré.  Corações ao alto e muito a agradecer.


É com o espírito manso e muita alegria que vou estar no Círio de Nazinha. Feliz, leve e grata, muito grata. Recebi muitas bênçãos neste 2010! É hora de dar graças!

0 comentários:

 
;