quinta-feira, 2 de junho de 2011

56 deputados e senadores ou suas famílias têm rádio e TV. É conflito de interesse que não acaba mais!

Falei cedinho hoje pra Uni (foto), a cachorra sapeca do meu filho mais novo e que adora se abicorar na janela, de como gostei de ver a lista detalhada com o nome dos donos da voz, digo, das emissoras de rádio e TV no Brasil. 

A lista saiu na véspera do meu aniversário, 30 de maio, e minha cidadania de lutadora pela democratização dos meios de comunicação se sentiu um pouco presenteada. Ponto pro governo Dilma, via ministério das Comunicações. A lista completa está aqui e na primeira conferência, a gente vê logo que deputados e senadores deram a si mesmos a concessão de rádios e tevês. Ou a eles, diretamente, ou a seus familiares. São 56 senadores e deputados e seus familiares, como contou o Artur, da CUT.

Um baita conflito de interesses, já que ao Congresso Nacional cabe analisar e aprovar a concessão pública de rádio e tv. Na prática, o Congresso está legislando em causa própria.

Olha com atenção a lista de sócios e vê quantos senadores e deputados no Pará têm rádios e tevês. E em todo o país.

Dados -  Pelos dados gerais apresentados na lista que a Secretaria de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, há hoje no Brasil:
  • 9.912 emissoras licenciadas para executar serviços de radiodifusão,
  • desse total, o serviço comercial se estende a 6.186  retransmissoras de TV,
  • 1.484 rádios FM,
  • 1.582 rádios em ondas médias, 
  • 66 em ondas curtas, 
  • além de 270 geradoras de TV 
  • e 21 outorgas de TV digital.
  • Nesse elenco de números, há um dado gritante: no Brasil há menos de 230 emissoras educativas, das quais 156 são rádios e 71 são TVs. O restante, é outorga comercial. Como denuncia o Zé Dirceu em seu blog: O Brasil é o paraíso da radiodifusão privada comercial oligopolizada.
Todos esses assuntos estarão em pauta no 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, dias 17, 18 e 19 de junho, em Brasília. 




0 comentários:

 
;