sexta-feira, 19 de agosto de 2011

E tanto fizeram que mudaram o nome da Apinagés pra nome de dono de supermercado

A rua Apinagés, em Belém, no bairro do Jurunas é uma homenagem às várias tribos indígenas que habitaram a cidade. Como registra o Wikipedia, a maioria de suas ruas recebeu nomes de tribos indigenas, como: Tupinambás, Tamoios, Mundurucus, Apinagés.

Era assim, porque agora a Apinagés mudou de nome. O novo nome é Jerônimo Rodrigues, em homenagem ao fundador do supermercado Líder. Iniciativa  (?) do vereador Gervásio Morgado, como bem pontuou a jornalista e blogueira Franssinete Florenzano no post "Conduta vergonhosa".

É preciso dar um basta a isso, diz o blogueiro e advogado, Zé Carlos do PV no "Apinajés em pé de guerra. Bordunas nos vereadores de Belém".

Bem, o vereador Gervásio Morgado propôs a lei indecente, mas pra virar lei, ele teve o apoio de muitos outros pares. A conduta vergonhosa mostra que há muitas espinhas vergadas ao poder econômico na Câmara Municipal de Belém. O autor da lei e os veradores que a aprovaram, bem como o prefeito Duciomar, que sancionou a imoralidade, ratificando o desrespeito à história e à luta de um povo

Indaguei, no meu feice, à bancada do PT na Câmara de Belém que me informasse os nomes de quem votou nessa lei vergonhosa que mancha a nossa história.

Recebi, agradeço e divulgo aqui  a resposta do vereador Marquinho do PT, valente companheiro, que também me foi via feice. E tomara que se consiga reverter essa lei. Os vereadores de Belém poderiam procurar o que fazer.


Companheira Vera Paoloni e demais, realmente foi votado e aprovado na CMB o projeto de iniciativa do Ver. Gervásio Moragado alterando o nome da Trav. Apinagés para Jerônimo Rodrigues. 

Informo a todos que VOTEI CONTRA e manifestei-me tentando convencer os demais vereadores a reprovar tal proposição, que ao meu ver desrespeita a história e o povo de Belém, infelizmente fomos derrotados em plenário.

Depois da votação tomei algumas medidas:
 protocolei requerimento na presidência da CMB solicitando cópia de todo o processo, inclusive do abaixo assinado supostamente d@s moradores da Apinagés, um outro requerimento solicitando as notas taquigráficas da minha fala e dos demais vereadores, além disso tô fazendo conversas com moradores da APINAGÉS para saber se de fato foram consultados ou concordam com tal mudança.

 Ao final desse levantamento e análise do processo quero identificar possíveis irregularidades para depois entrar com uma ação para anular a votação e consequentemente a alteração INCABÍVEL do nome da trav. APINAGÉS.

Tudo isso está tramitando espero o mais breve possível ter a conclusão desse processo, espero também contar com o apoio de vcs e do povo de Belém e a mobilização dos moradores da APINAGÉS para reverter essa proposta descabível e talvez ilegal, ao meu ver a iniciativa do Ver. Gervásio está em desacordo com a Lei Orgânica do Município de Belém, que em seu artigo 46, parágrafo 1º, exige a realização de um referendo popular, ou seja, a Câmara não pode deliberar sobre assuntos dessa natureza sem antes ouvir a comunidade interessada. Inclusive, fiz uma postagem sobre isso no meu blog (www.marquinhodopt.com.br)

 Esclarecido?

7 comentários:

José Carlos Lima disse...

Parabéns pelo post e vamos combater juntos esta palhaçada.

lapaoloni.blogspot.com disse...

Zé, bom dia

com certeza vamos combater firmemente mais esse desvio.

abraços

Anônimo disse...

Sou moradora da Trav. Apinagés e garanto que no meu prédio não passou nenhum abaixo assinado, não fomos ouvidos em momento algum. Isto é uma palhaçada, substituir os nomes históricos de nossas ruas para homenagear pessoas que nada fizeram por Belém é um desrespeito à história de Belém e aos moradores das ruas em questão. Acho que tem alguns $$$$ por trás disto tudo.
Maria Fernandes

rrTA DO cOUTO disse...

sOU MORADORA NO BAIRRO E FIQUEI IMPRESSIONADA COM A RAPIDEZ COM QUE OS VEREADORES DECIDEM SOBRE QUESTÕES "TÃO SEM RAZÃO DE SER" E QUE NÃO TRAZEM "NENHUM BENEFÍCIO À CIDADE" uMA COISA QUE ME CHAMOU ATENÇAO:oS VEREADORES TÊM CONHECIMENTO ANTECIPADO DA PAUTA DE VOTAÇÕES DE PROJETOS.eNTÃO qUAL A RAZÃO DA FALTA DE MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE AFETADA, PARA EVITAR OS TRANSTORNOS DE AGORA? qUE ME DESCULPEM OS VEREADORES DO bAIRRO ,MAS VOCÊS DORMIRAM NO PONTO.vAMOS ACORDAR,NÉ?

Anônimo disse...

Esse povo não tem o que fazer não??? a cidade cheia de problemas, como por exemplo, a saúde é uma vergonha, e ficam mudando nome de ruas, nessa altura do campeonato??? Faça-me o favor!!!

Anônimo disse...

Sou morador da Tav. APINAGES. Esta tentativa de trocar o nome da rua e uma demonstação de atuação política de extrema pobreza. Não vamos aceitar, nem parar de reclamar até que as placas originais voltem ao lugar de onde nunca deveriam ter saídos
Aos srs vereadores equivocados cabe lembra-los que hoje eles votam,mas amanhã seremos nós. Quanto mais tempo essa placas ficarem, mais vai manter a nossa memória bem viva até a hora de votar.Tem mais um detalhe, a rua alaga e nenhum deles se abala para resolver. Estamos esperando
Sérgio Canto

Auxiliadora Lima disse...

Parabéns pelo Post. O que me deixa triste é constatar que os vereadores tem tanto para trabalhar e ficam gastando tempo com coisas que não deveriam nem mexer.
Parece que nada fazem pela população... Não justificam o salário que ganham!

 
;