quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu. Para Wanessa e Raimundo


Wanessa, a moça que está no noticiário local e nacional e perdeu seus gêmeos por uma série criminosa de omissões, sentiu as dores do parto na madrugada desta terça 23. Sentiu e rumou à maternidade da Santa Casa do Pará, local em que ela fez o pré natal.

Se tivesse dinheiro, pegaria um táxi. Como não tinha, esperou longamente o busão e atravessou a cidade, desde o Outeiro até o centro de Belém, na Santa Casa. Viagem pra mais de uma hora. Bateu com a cara e a barriga na porta da Santa Casa. Foi recusada, sob a alegação de falta de vaga.

Foi até o Hospital das Clínicas "Gaspar Viana" e, de novo, recusada. Contrações e dor aumentando, Wanessa sentiu o peso da barriga de sete meses e sentou na calçada, na porta do segundo hospital público que também não abriu suas portas para receber uma grávida em trabalho de parto. Sentada na calçada, chamou o Samu, ninguém atendeu. O marido então ligou para o Corpo de Bombeiros que, graças a Deus, atendeu e chegou, dia já amanhecendo. Ela teve o primeiro bebê dentro do carro dos bombeiros. O bebê acabou falecendo, mesmo destino do segundo bebê.

Faltou tudo para Wanessa, Raimundo e os bebês. Faltou humanidade, atendimento decente, socorro na Santa Casa e na saúde pública.

Não quero me ater às estatísticas sobre mortes de bebês, em que governo morreram mais ou menos criancinhas. Qualquer bebê que vem a falecer deixa um vazio eterno e doído dentro da gente.

Agora, precisa investigar com rigor e punir todos os responsáveis pela falta de atendimento para Wanessa e seus pequenos, agora enterrados.

O noticiário sobre a morte dos gêmeos daqui a pouco cessa e latejando vai ficar a dor dessa mãe e desse pai. Uma dor que poderia ter sido evitada. E como não foi evitada, precisa ser punida e a fundo, com a reponsabilidade da omissão de socorro em todos os níveis, a começar pelo governo. Que não pode lavar as maõs e achar que afastar médicos da direção da Santa Casa abafa o caso ou resolve o problema.

Leia também o ótimo "Santa Misericórdia", da blogueira Franssinete Florenzano. (Imagem de Waldez)

Atualizado às 19:20 - O governo do Pará afastou a delegada Maria do Perpéuto Socorro Picanço da investigação. Ela é filiada ao PC do B .
Laudo Instituto Médico Legal informa que os bebês já estavam mortos. O bombeiro e a mãe contestam o laudo.

0 comentários:

 
;