segunda-feira, 22 de julho de 2013

Nós também queremos falar! Fórum pela democratização da mídia será amanhã 23, na OAB.Pa. E dia 24, oficina de mídias sociais!

É amanhã, terça-feira 23, das 15 às 18 na sede da OAB.Pa, o lançamento do Fórum Paraense pela Democratização da Comunicação. 

O comitê estadual do FNDC - Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação regionaliza a organização vital da luta para que se democratize a comunicação no país, no Pará.

A regionalização da programação da rádio e TV, além do incentivo à produção independente, sempre esteve na pauta do movimento pela democratização da comunicação.

É por isso que a regionalização da produção é um dos eixos centrais do Projeto de Lei de iniciativa popular da Mídia Democrática, lançado pela campanha "Para Expressar a Liberdade", uma iniciativa do FNDC. 

O projeto propõe uma garantia de 30% de produção local mínima diária para as emissoras, sendo que 10% da produção em horário nobre seria destinada a produções independentes. 

Para a coordenadora do FNDC e secretária de comunicação da CUT Nacional, Rosane Bertotti, "é inadmissível a Rede Globo dispor de 340 canais e retransmissoras de televisão, além de rádios, jornais, revistas e portais de internet para defender o ponto de vista das transnacionais, do sistema financeiro e do agronegócio. Também  denunciou o Ministério das Comunicações por retroceder na agenda deixada pelo governo Lula, em particular no que diz respeito ao Plano Nacional de Banda Larga, que “com Paulo Bernardo virou o plano das teles, que o elegeram homem do ano. O mesmo ocorreu em relação ao conjunto de diretrizes democratizantes apontadas pela Conferência Nacional da Comunicação (Confecom), que foram engavetadas. “Infelizmente, esta não é uma prioridade do governo Dilma. Mas nós estamos aqui para dizer que se a lei não vier pela mão de quem deveria garantir esse direito humano, virá pelas mãos do povo brasileiro”, destaca Rosane.

Outro debate, o Marco Civil da Internet  sofre com um lobby da grandes empresas de telecomunicações. Estas ameaçam a liberdade, a criatividade e a privacidade dos usuários da rede. Para Sérgio Amadeu, representante da sociedade no CGI - Comitê Gestor da Internet, "querem transformar a internet em uma grande rede de TV a cabo; prejudicar quem usa a internet livremente. Por isso temos de defender o Marco Civil'.

Os debates acontecerão nesta terça 23 na OAB.Pa, a partir das 15 horas e participarão Orlando Guilhon pelo FNDC e Sônia Correa, pelo Barão de Itararé.
Participe!
E dia 24, oficina de mídias sociais, no
Sindicato dos Bancários

E na quarta-feira 24, das 9 às 17 h na sede do Sindicato dos bancários (Rua 28 de Setembro, 1210, próximo à Doca-Belém), a oficina de Mídias Sociais, que tem como monitor Alex Capuano, da secretaria de comunicação da CUT nacional, juntamente com a CUT.Pa

A atividade é aberta aos sindicatos filiados à CUT.Pa e entidades parceiras. Contatos pelos fones: (91) 8401.6825, 8412.6134 e 8402.2211. 
Confirmar também por e-mail: cut.para@gmail.com


Programa:
·         Manhã:
o   Apresentação do vídeo Levante a sua voz (17 minutos) – Coletivo Intervozes
o   Debate sobre a concentração da mídia no Brasil e a utilização da internet
o   Apresentação de ferramentas:
§  Facebook
§  Twitter
§  Youtube
·         Tarde:
o   Oficina prática – Destrinchando as redes sociais
§  Explorando o Facebook
§  Mobilizando pelo Twitter
§  O Google enquanto plataforma
·         Youtube e a força dos vídeos
·         Criando um blog e jogando tudo dentro!
·         Encerramento:
o   Lançamento do site da CUT Pará

0 comentários:

 
;