quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dilma acata proposta da Contraf-CUT de conferência do sistema financeiro. Taí um bom e urgentíssimo debate!

Há mais de um ano, a valorosa Contraf-CUT- Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro vem pautando e reivindicando do governo federal a realização de uma Conferência Nacional do Sistema Financeiro que debata o papel dos bancos e de todo o sistema financeiro no desenvolvimento do Brasil e de seu povo, a qualidade/acesso e responsabilidade sócio-ambiental do crédito. E que esse debate seja amplo, envolvendo, governos, classe trabalhadora, empresários e toda a sociedade civil.

No dia 1º de fevereiro/2013, quando a presidenta Dilma esteve em Castanhal.Pa, entregando 1.080 casas e apartamentos do Programa Minha casa Minha Vida, a CUT.Pará conversou rapidamente com a presidenta e entregou um documento pautando os assuntos de interesse da classe trabalhadora no Pará e na Amazônia. E destacou a importância de se realizar a Conferência Nacional do Sistema Financeiro. Confira o trecho:

Conferência do Sistema Financeiro já! – É urgente que se realize uma conferência nacional do Sistema Financeiro para discutir o papel dos bancos no país, o crédito e para que serve o sistema financeiro. E implementar urgente diálogo nos bancos como Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banpará, que têm péssimas condições e relações de trabalho !

E conheça todo o documento da CUT.Pa, clicando aqui.
Rosalina Amorim (bancários.Pa), Vera Paoloni e Martinho Souza (CUT.Pa), com a presidenta Dilma em Castanhal. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Carlos Cordeiro, pte Contraf-CUT.
Ontem, 5 de fevereiro, a CUT Nacional foi recebida em  audiência pela presidenta Dilma em Brasília. Dilma  acatou a proposta da Contraf-CUT para realizar uma conferência nacional sobre o setor. Segundo relato dos sindicalistas, a presidenta teria sugerido ampliar a pauta e incluir o tema direitos do consumidor. Também, determinou ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que receba o presidente da entidade, Carlos Cordeiro, para discutir o processo de reestruturação e as demissões na área financeira.

O Rede Brasil Atual resumiu:  "A presidenta da República não só concordou com a proposta, como disse que vai trabalhar por ela e propôs ampliar a abrangência da conferência nacional. Além da discussão do papel dos bancos, da ampliação e do barateamento do crédito, a presidenta quer debater também na conferência os direitos dos consumidores, tanto no que diz respeito aos juros do cartão de crédito, do cheque especial e das tarifas, quanto em relação ao consumo das novas classes emergentes de todos os tipos de serviços, incluídos os dos celulares e telecomunicações em geral", disse o presidente da CUT, Vagner Freitas.

Marcha 6 de março em Brasília -O presidente da CUT Nacional reforçou a necessidade de diálogo permanente com a representação dos trabalhadores e das trabalhadoras e solicitou que a presidenta Dilma receba a pauta da classe trabalhadora após a marcha que todas as centrais sindicais farão dia 6 de março em Brasília. Dentre os itens: redução da jornada de trabalho sem redução de salário (para 40 horas semanais), o fim do fator previdenciário e as reformas tributária e agrária.

É muito bom que saia a Conferência do Sistema Financeiro. Taí um tema que precisa ser conhecido e debatido por todo mundo!
Timaço da CUT Nacional na audiência com Dilma: Jacy Afonso (Organização), Rosane  Silva (Mulher), Sérgio Nobre (Sec.Geral), a paraense Carmem Foro (vice-presi), o pte Vagner Freitas, Quintino Severo (Finanças), Expedito Solaney (Políticas Sociais) e João Felício (Relações Internacionais). Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

0 comentários:

 
;