sábado, 12 de outubro de 2013

Dai-nos a bênção, bondosa, Senhora de Nazaré!!! É tempo de reza, cafuné, comilança e fé. Feliz Natal e Feliz Círio!!!

No Dia das Crianças, Belém é Círio, furdunço,festejo, reza, fé,peregrinação, barulho bom. É tempo de Naza, Nazarezinha, Nazica, Nossa Senhora de Nazaré. Tem brinquedo de miriti, maniçoba, Auto do Círio, Festa da Chiquita, muita caminhada, comilanças, abraços e cafunés, cheiros deliciosos desse nosso primeiro Natal.
Nós pés de Nazarezinha, o pedido sobre mamãe,Lizoca, Dan....
Ó Virgem Amorosa.. dai-nos a bênção....

Dai-nos a bênção!!!!
Pausa para a greve nos bancos, para mesa de negociação no Banpará e da campanha salarial. Hoje meu coração é de Maria,é do Círio,é da família e dos amigos e tá voltado em prece pra minha mãezinha que está lá em Fortaleza,prestes a operar e tirar um mal do estômago, do intestino.Botei nos pés de Nazica a cirurgia de mamãe e a gravidez de  minha nora Lizoca  e meu filhote Silvinho. Eles enfrentam uma difícílima gravidez que  atou  minha nora à cama por longos seis meses. E pro meu sobrinho Dan que enfrenta  suas maresias.
Mãezinha, eu e mana no Natal de 2012.

Perseu também veio de uma difícil gravidez. Taí,lindão.

No Dia das Crianças,a corujice da vó com Perseu, netinho amado.
O Círio fluvial já tá acontecendo desde cedo. Feliz Natal e Feliz Círio e não deixem de ler  o belo texto da compa Lidiane Martins,publicado  no sítio da CUT.PA.  Que Nazica abençoe todoas nós.

O texto da Lidi:

Outubro pode até não significar mais que apenas um mês em outros lugares do mundo, mas em Belém do Pará a história é outra. Outubro ou nada, diria Affonso Afonso de Sant'Anna. Outubro e tudo, é o que significa essa época do ano na cidade das Mangueiras.

Nossa Senhora se faz mais presente trazendo suas cores e texturas e sabores pra mais perto de seus habitantes e das demais pessoas que aportam por aqui por puro amor a Nazica, Naza,; Nazarezinha, Senhora de Nazaré. ..

Tudo se modifica na cidade, apesar de continuar tudo exatamente igual. O tempo quente e úmido castiga, mas o frescor do clima que a fé traz não nos deixa perceber; o trânsito apita, fica mais lento ainda, cortado pelas peregrinações romeiras, mas quem se importa com o barulho e a demora? Uma paciência que não sabíamos ter se faz presente. A chuva desaba e o povo acha lindo; os galhos das mangueiras balançam cheios e pesados com seus frutos como se Nossa Senhora dissesse: no meu mês ninguém passa fome na minha cidade. E com a chuva de água vem também a chuva de manga.

Tem um cheiro de maniçoba que não se contenta em tomar as residências, o cheiro sai das casas e toma conta de toda a cidade transformando o clima em sabor. Sabor de fé, sabor de família reunida, aconchego de namorada ou namorado, sabor de reencontro com gente amada que há muito não se via, sabor de esperança num amanhã, num hoje, num ontem. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré traz uma mistura de tantos sabores, tantas cores, tantas texturas e amores que é mesmo difícil de fazer sentir essa emoção quem não está por aqui. Porque o Círio a gente não assiste, a gente não come, a gente não vê passar: aqui, em Belém do Pará e em todos os lugares, o Círio é pra sentir. No mais íntimo da alma, sentir, pulsar e amar. Círio é o primeiro Natal e vem assim como um renascimento de esperança e fé.

É pensando em tudo isso que a CUT-PA convida a todos e todas para um círio não de pedidos, mas de agradecimentos. A CUT agradece à Nossa Senhora todas as lutas travadas, vencidas e jamais esquecidas.
A CUT agradece por todos os nossos filiados que são incansáveis na luta e na fé. Desejamos um feliz círio a todos e todas e um final de ano cheio de vitórias, alegrias e esperança. Viva a luta, viva a fé, viva a paz, a liberdade e viva a classe trabalhadora!

0 comentários:

 
;