quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Então é Natal... Tira um tempinho, vai nos Correios até dia 19 e adota uma cartinha de crianças que escrevem a Noel. Vais te dar um presentaço.

Então é Natal.... Época de confras, amigos secretos,  muita festa. Gosto de Natal e desse rebuliço alegre que alegra a alma e faz a gente um pouquinho melhor. E foi com esse espírito que fui este ano de novo na agência dos Correios em Belém buscar minhas cartinhas. A campanha tem 23 anos e mobiliza gente Brasil afora!  

A gente entra nos Correios, pega uma cartinha, preenche um formulário de padrinho/madrinha e tem que levar o presente até dia 20. E dia 23, lá  se vão carteiros e funcis dos Correios vestidos de Noel levar os presentes que a solidariedade juntou. Quem quiser, pode ir junto nessa caravana da alegria.

Sentei em torno da mesa cheia de cartinhas e li assim umas cem, na diagonal. Pensei que a pedida seria celular ou tablet, mas para as crianças do Pará, é imbatível a bicicleta. Depois, patins, patinetes, piscinas de plástico e por último, tablet.

Peguei algumas cartinhas e distribuí em casa. Não resolve os problemas estruturais causados pela concentração de renda  pela desigualdade. Mas é um respiro de atenção e carinho, construído apenas pela solidariedade. Por mim, todo mundo pegava uma cartinha e distribuía um pouco de alegria. Custa nadinha.

Neste Natal só quero rezar, agradecer e abraçar meu povo querido! Muitas fogueiras puladas e vencendo junto as adversidades. É um presente e tanto.

Brigada Pai do Céu! Feliz Natal!
Na ag.central dos Correios em Belém,  a leitura das cartinhas.

Cada carta já foi catalogada e marcado o presente pedido.

Bicicleta, o principal pedido de crianças do Pará.

E aqui e ali, o pedido de piscina plástica, patinete e patins.

Francisco, funci dos Correios atento e orientando quem vai buscar as cartinhas.
A bonita campanha dos Correios tá no ar há 23 anos.
P.S - Leio no Correio do Brasil que a China devolveu cinco carregamentos de milho dos EUA porque o milho era transgênico. Mais de 120 mil toneladas. 

É uma boa notícia e nos leva a outro tema, conexo: o dos agrotóxicos que envenenam nossos alimentos. Como diz Frei Betto em artigo: o Brasil é o campeão mundial no uso de agrotóxicos no cultivo de alimentos. Cerca de 20% dos pesticidas fabricados no mundo são despejados em nosso país. Um bilhão de litros ao ano: 5,2 litros por brasileiro.
Milho transgênico


Ou partimos para a agroecologia ou continuaremos construindo hospitais especializados no tratamento de câncer, como ocorre em Unaí (MG), onde se multiplicam os casos dessa gravíssima doença, devido ao cultivo tóxico de feijão.

5 comentários:

AdrianoRR disse...

Excelente iniciativa e que bom ver que ainda tem gente que se preocupa com isso. Muito bom ver que o mundo não é só o noticiado na TV: tragédia e desumanidade.

HERLON FALANDO! disse...

linda MATÉRIA.

HERLON FALANDO! disse...

linda matéria.

HERLON FALANDO! disse...

LINDA MATÉRIA.

HERLON FALANDO! disse...

isso é o espirito de natal mesmo.

 
;