terça-feira, 2 de agosto de 2016

Comitês paritários no Banpará: espaços democráticos que precisam ser valorizados e fortalecidos. Eleição é neste 4 de agosto! Borilá...

Nesta quinta-feira 4/agosto/16, o funcionalismo do Banpará vai à urna eletrônica (via terminal/estação de trabalho) para eleger 12 colegas como titulares aos comitês paritários: Disciplinar, Relações Trabalhistas/CRT, Segurança e PCS (Plano de Cargos e Salários). Cada colega pode votar em até até 3 candidatos/candidatas por comitê. Três indicações por comitê e a democracia está assegurada na escolha da representação eleita. É um rico processo democrático e os comitês integram o Acordo Coletivo de Trabalho da categoria bancária no Banpará. Espaços de debate, diálogo, contraditório e construção coletiva. Um processo nosso, portanto. E que merece integral valorização, ainda mais nestes tempos em que a democracia está sendo explodida!

Concorro a dois comitês dos quais já participo, tendo sido eleita no voto direto pelos meus colegas há 2 anos atrás: no comitê disciplinar e no do PCS. 

No Disciplinar procuramos ampliar ao máximo o direito de ampla defesa de cada colega e propor saídas que não sejam somente punições, demissões .

 Já no PCS, apresentamos propostas e relatórios à direção do banco sobre critérios de avaliação de desempenho e buscando adequar a realidade da tabela de cargos ao tempo de banco dos colegas. Ou seja, compatibilizar carreira/tempo e salários. Um debate que não avançou e que é absolutamente necessário para corrigir distorções que existem ainda e garantir uma perspectiva real de carreira com salários. 

Peço seu voto para ser uma das três pessoas a compor tanto o comitê Disciplinar, como o do PCS. E como existem diversos colegas concorrendo, peço que vote em 3 para cada comitê.

 Muito obrigada.

Vera Paoloni
Funci Banpará




Nas caminhadas em prol da democracia e dos direitos!

Porque unidade, luta e solidariedade é preciso...

Uma imagem constante na luta em defesa do funcionalismo do Banpará.


Um pouco do significado de cada Comitê:

1. PCS
-
O Grupo de Trabalho do Plano de Cargos e Salários (GT/PCS) é responsável por estudar, pesquisar e propor atividades relacionadas ao Plano de Cargos e Salários do funcionalismo do Banpará.​ Tudo sobre carreira, cargo e salários de cada bancário precisa passar pro este grupo.​ É um GT com;regulamento próprio para desenvolver suas atividades e é composto por três representantes eleitos dos trabalhadores e três representantes indicados pelo Banco, mais respectivos suplentes.​ Nesta eleição, 5 colegas concorrem às 3 vagas no voto direto. ​ 


2 - ​Disciplinar -O Comitê Disciplinar é responsável por discutir, debater e avaliar processos internos, indicando ou não penalidades, referentes às infrações administrativas e disciplinares​ de colegas. Após avaliação do comitê, o processo sobe para o presidente do Banpará que tem ainda hoje o poder discricionário de concordar, ou não, com o sugerido pelo Comitê. Resumindo: ;o presidente>​do banco tem autonomia para se sobrepor à decisão do comitê, mesmo que esta seja unitária, o que pode acontecer e já ocorreu. O Comitê é composto por três membros indicados pelo Banco e três representantes eleitos no voto direto pela categoria.Nesta eleição, 6 colegas concorrem às 3 vagas no voto direto.

 3. ​CRT -O Comitê de Relações Trabalhistas (CRT) é um grupo ​consultivo e paritário ​que analisa as condições de trabalho de cada local da empresa e se os direitos estão sendo garantidos. Visa melhorar as condições de trabalho. É o raio-x sobre o mundo do trabalho e o primeiro lugar pra onde vão queixas como assédio moral, sexual, não pagamento de horas extras, descumprimento do acordo coletivo etc. É formado por três membros representantes indicados pelo Banco e três membros representantes dos trabalhadores eleitos,mais respetivos suplentes.

4. Segurança - A Comissão de Segurança é responsável por debater e sugerir propostas voltadas à segurança bancária, inclusive à abertura e fechamento de unidades de trabalho. Assim como os outros comitês, é formada paritariamente por três membros indicados pelo Banpará e três membros eleitos no voto direto pela categoria bancária, com respectivos suplentes.

 Quem concorre aos 4 comitês nesta eleição 

  GT-PCS
01 KATIA LUIZA SILVA FURTADO
02 VERA LUCIA DOS REMÉDIOS PAOLONI
03 JOANA DA SILVA BORGES
04 LUIZ SERGIO MONTELO TAVARES
05 ODINEA LOPES GONÇALVES

  COMITÊ DE RELAÇÕES TRABALHISTAS – CRT
 01 ERICA FABIOLA MONTEIRO BARBOSA
 02 JOÃO HENRIQUE CARREIRA LOBATO
 03 JOSÉ MARIA GONÇALVES DA COSTA
 04 MARIA SALETE GOMES DE SOUZA
 05 VERA LUCIA DOS REMÉDIOS PAOLONI
 06 HEIDIANY KATRINE SANTOS MORENO

  COMITÊ DISCIPLINAR 
01 ARTUR LEÃO RODRIGUES
 02 ERICA FABIOLA MONTEIRO BARBOSA
  03 LUIZ SERGIO MONTELO TAVARES
 04 MARIA SALETE GOMES DE SOUZA
 05 VERA LUCIA DOS REMÉDIOS PAOLONI
 06 ODINEA LOPES GONÇALVES

  COMISSÃO DE SEGURANÇA
01 ERICA FABIOLA MONTEIRO BARBOSA
 02 JOSÉ MARIA GONÇALVES DA COSTA
 03 SARA MENDES DE MORAIS
 04 LUIZ ALEXANDRE QUEIROZ

0 comentários:

 
;