domingo, 22 de março de 2020

Agências bancárias são vetores de transmissão do coronavírus. Precisam ser fechadas para proteger a vida!

Interrompi neste domingo 22 de março de 2020, o ano sabático do bloguito, por conta do novo coronavírus, Covid-19, vendo a mortandade brutal na Itália, o crescimento acelerado da pandemia no Brasil e com os casos confirmados em Belém e toda região Norte. Interrompi para, em primeiro lugar, aplaudir profissionais de saúde que todos os dias estão ali, no focinho do vírus (e uma das minhas noras é do time da saúde que  atende o morador de rua), se expondo pra atender, amenizar sofrimento. E correndo risco. Meu aplauso também à imensa solidariedade de Cuba e da China. China que já conseguiu parar a propagação do Covid-19 e está agindo há 4 meses!


Mas a interrupção do ano sabático também se dá pela minha enorme preocupação com a forma criminosa como o presidente Bolsonaro vem tratando o coronavírus, chamando de "gripezinha" e até dando entrevista no Ratinho pra criticar governadores que têm agido:
 - Vão morrer alguns? Sim, vão, mas não podemos deixar esse cima todo que está aí pra prejudicar a economia".  Inacreditável!
Lula, ao contrário, diz: primeiro, salvemos as vidas e depois, cuidemos da economia. Tou nessa vibe.
E rogo aos céus e a quem de direito: interdite já Bolsonaro pra salvar o país!

Agências bancárias são vetores de transmissão - Como sindicalista bancária, e funcionária do Banpará, vejo com extrema preocupação a chegada do dia 25 de março, quarta- feira próxima, quando perto de 200 mil servidores e servidoras públicas lotarão agências e autoatendimentos do Banpará, em busca do salário. O Sindicato enviou carta aberta ao governador Helder Barbalho solicitando:";Decrete, em caráter de urgência, a suspensão do atendimento nas agências bancárias, resguardando somente o essencial, como a compensação bancária, numerário nas máquinas de autoatendimento e atendimento excepcional a quem não tenha cartão eletrônico. É uma medida necessária para obter sucesso no combate ao coronavírus em nossa tão amada terra".

O governo do Pará, ao contrário de Bolsonaro, tem adotado medidas pra conter o avanço do vírus, para proteger os mais desvalidos, mas manter agências  bancárias abertas é estimular o contágio, justo em um momento de cresciment da disseminação, o chamado pico. Com o agravante de que não tem álcool gel na imensa maioria das agências, não tem máscaras e a aglomeração nos ambientes fechados é um convite geral e irrestrito à transmissão do Covid-19! Não esqueçamos que o 2º caso de coronavírus no Pará é de bancária da Caixa.

Caixa, Bradesco e Banpará -O Sindicato dos Bancários do Pará, articulado com o Comando Nacional dos Bancários, tem agido insistentemente junto aos bancos em geral para proteger bancarios, clientes, usuários. Algumas medidas têm sido adotadas, mas insuficientes. O isolamento social precisa acontecer agora e escancarar agências bancárias, é um risco de morte, um atentado à vida! Três bancos aqui no Pará estão com políticas para atrair gente às agências. O Bradesco está num estacionamento de um shopping em Ananindeua cadastrando 10 mil contas de novos clientes, uma média de mil pessoas atendidas por dia.
 Isso precisa parar!
Na Caixa, além da cheia pelo PIS, seguro-desemprego, Paulo Guedes (aff) anunciou R$ 200,00 e as pessoas têm enchido as agências procurando esses R$ 200,00. E o Banpará, como eu já escrevi, tem um pagamento monumental para fazer em 3 dias!

 Não tem como combater, prevenir o coronavírus com as agências hiper lotadas, ou a entrada contingenciada e as pessoas do lado de fora, se aglomerando sob sol ou chuva.
Enquanto sindicato, estamos agindo em todas as frentes de batalha, pressionando os bancos e o governador precisa decretar o fechamento dos bancos, mantendo os autoatendimentos. 
Como diz o Lula, vamos primeiro cuidar das pessoas. 
Vamos proteger a vida! 
E ser solidário com quem está mais fraco, quem precisa mais de nós.
P.S - Quando tudo isso passar, vamos sair às ruas e abraçar todo mundo que lutou junto pra derrubar o vírus. Quero logo abraçar meu povo, minha noritcha Lizoca, meus médicos Paulo Fonteles, Márcio Maués, Isabel Medeiros, a querida Josie Mota e um tantão de gente querida que está na linha de frente do combate.
P.S 2 - Atualizado às 14:45: Bradesco suspendeu hoje o programa Fidelize, cadastramento de 10 mil contas em um estacionamento de shopping.
P.S.3Fenaban/banqueirada chamou nosso Comando Nacional de Bancários pra reunião por vídeo amanhã 11h, dia 23. Bancos precisam fechar e atender só o essencial. Não podem ser vetores de transmissão do coronavírus. Não podem ser pontos de contágio.
É preciso respeitar e garantir a proteção à vida e à saúde de bancários e clientes!
#TMJ
Acrescentar Banpará e BASA



Mensagem do dr Paulo Fonteles e de profissionais de saúde.

0 comentários:

 
;