terça-feira, 28 de agosto de 2012

29 anos depois, taí a CUT, firme, forte e sendo norte à classe trabalhadora. Parabéns CUT e bancários!

Tá terminando este 28 de agosto e eu cacei um tempinho do meu tempo pra registrar aqui a lembrança de  lembro de um outro 28 de agosto, há 29 anos atrás, quando fundamos a CUT - Central Única dos Trabalhadores, em São Bernardo do Campo/SP, num frio de rachar e sob uma temperatura de debates bem quente. Em 1983.

Construímos a CUT, maior central sindical da América Latina e tão responsável por inúmeros avanços da classe trabalhadora, pelo resgate constante da cidadania aviltada. Parindo mobilização, luta, democracia, liberdade, combatividade, pluralidade. Emociona profundamente lembrar dessa trajetória , dessa caminhada que tem nossa história, emoções, sentimentos, energias e muita vida que pulsa com tanto vigor.  E é pai d'égua me sentir protagonista nessa linda história!

E o 28 de agosto da fundação da CUT coincide com o Dia do Bancário, data que comemora o início da vitoriosa greve de 69 dias dos bancários por aumento no salário, melhoria das condições de trabalho. Lutas que travamos hoje, na campanha nacional, quando a banqueirada tem a cara de pau de oferecer 6% de reajuste, isto é, apenas 0,7% de aumento real e no setor mais lucrativo do Brasil!

Meu companheiro e amigo Alberdan Batista postou no feice dele um parabéns à CUT (história que corre nas nossas veias) e cabou desencadeando os comentários postados mais embaixo. Parabéns amadas categoria bancária e CUT, da qual muito me honra ser dirigente no meu Pará.

Longa vida e muitas vitórias à classe trabalhadora e à categoria bancária!
A histórica fundação da CUT em 28 de agosto de 1983.


E no feice, a voz do povo...



Você, Euci AnaBárbara ArenaLeila Jinkings e outras 22 pessoas curtiram isso.
    • Vera Paoloni Ei Alberdan Batista e a gente continua aqui na batalha por dias melhores, por democracia, liberdade. Emociona lembrar que essa história foi tecida também com as nossas mãos, nossa energia, nosso sentimento....
      há 5 horas ·  · 1
    • Cleia Marques Tio acho que lembro do Avelino, ele tinha duas filhas loirinhas ne? lembro de brincar com elas no Sindicato la na praia em Outeiro.
      há 5 horas · 
    • Alberdan Batista coloco aqui a fonte de onde consegui a foto doAvelino Ganzer... http://www.fpabramo.org.br/o-que-fazemos/memoria-e-historia/avelino-ganzer-sobre-conclat
      www.fpabramo.org.br
      ‎"(...) Lá na frente, quando a gente começa a se abrir politicamente e que vem a...Ver mais
      há 5 horas · 
    • Patricia Eleres Eleres ei alberdan,tu és aquele barbudo na foto ao lado do avelino?
      há 5 horas · 
    • Alberdan Batista Não sou eu Patricia Eleres Eleres, mas eu também estava presente... Está foi a Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras - CONCLAT, que aconteceu no mes de agosto do ano de 1981, no Município de Praia Grande, no litoral paulista. Esta conferência aconteceu com muitas dificuldades, mas valeu a pena ter estado lá. Para as classes trabalhadoras nunca foi fácil a luta e nunca será, mas já temos história...
      há 5 horas · Editado ·  · 2
    • Alberdan Batista “Aquele momento, em plena ditadura, uniu o povo brasileiro. E foi naquele congresso que se definiu a criação da Central Única dos Trabalhadores. Parte do movimento não queria, mas num gesto de ousadia resolvemos criar a CUT. Depois vieram outras centrais e movimentos sociais”, saudou Vicentinho, que era vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Diadema e São Bernardo do Campo (SP) na época da CONCLAT.
      há 4 horas ·  · 2
    • José Domingos Pereira Parabens! Ganzer vc é um gerreiro...
      há 4 horas · 
    • Avelino Ganzer Me emiciono muito ao recordar aquele momento. Os trabalhadores do nosso Estdado do Pará, tanto do Campo como das Categorias da Cidade, nos preparamos e de ônibus, levando a farofa nas Latas fomos a Prais Grande litoral Paulista e com mais de 5000 delegados e
      há ± 1 hora ·  · 1
    • Avelino Ganzer delegadas de cidimos criar a comissão Pró- CUT e do Para ficamos em doi Avelino Ganzer e Paulo Rocha. Era a luta contra a ditadura mas o inicio da construção do novo Sindicalismo . A CUT.
    • Você, Maria Do CarmoJerusa Pontes e outras 7 pessoas curtiram isso.
    • Alberdan Batista Alô Vera Paoloni, coloque o seu depoimento aqui, minha mana. Tu que viveu e registou uma parte dessa história.
      há 7 horas ·  · 1
      Alberdan Batista ‎Rosaly Brito ei mana...
      há 6 horas · 
      Alberdan Batista ‎Avelino Ganzer... lembra dessa?!
      há 6 horas · 
      Vera Paoloni Tamos nessa rica construção desde lá! Emocionante ver a nossa CUT hoje resgatando direitos e devolvendo a cidadania aviltada à classe trabalhadora! E cai o aniversário bem no Dia do Bancário, data que comemora 51 dias de greve... cheiros
      há 6 horas ·  · 1
      Rosaly Brito Oi Alber, saudades de ti, quanto tempo! Mas é impressionante como o tempo voa. Parece que foi ontem e lá se vão 29 anos de fundação da CUT e a gente participando de tudo isso e fazendo história. Que bom, né?
      há 4 horas · 
      Nilda Vilhena companheiro Alberdan Batista, e nós estávamos lá, em São Bernardo do Campo, participando deste momento histórico..
      há 3 horas · 
      Paulo Oliveira Já entrei depois. Com o Laércio de Presidente e eu de Secretário Geral da CUT Metropolitana. Ainda tem Cut Metropolitana? Alberdan?!
      há ± 1 hora · 

0 comentários:

 
;