quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dia 2, o debate sobre liberdade de expressão. Nos urbanitários Pará

Amanhã, 2 de agosto, no Sindicato dos Urbanitários do Pará, importante debate sobre a democratização da comunicação, iniciativa do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC), em parceria com a CUT.Pará e apoio dos urbanitários.

O debate acontece em nosso Estado como um passo a para a retomada da reorganização do movimento pela democratização da comunicação, em que blogs e saites que destoam das velhas mídias e noticiam a realidade, criticam, denunciam, têm sua voz calada por medidas judiciais.

Ter a comunicação como um direito humano é um desafio permanente e urgente no Brasil e no Pará. É preciso a regulação legal da imprensa brasileira que ainda é feita hoje por um conjunto de leis da década de 60, por isso carece de profundos avanços, mesmo com as conquistas alcançadas nas diversas conferências comunicação realizadas em todo o Brasil.

Dados de um estudo do FNDC, denominado Donos da Mídia, revelam que o Brasil tem aproximadamente 10 mil veículos de comunicação, dos quais quatro grandes grupos nacionais controlam diferentes mídias, estabelecendo oligopólios na área da comunicação que disseminam e universalizam as informações – quase que um pensamento único -, sem que haja, na maior parte dos casos, o devido contraponto e o direito ao contraditório para que o leitor possa formar a sua própria opinião sobre os fatos.

 O Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação (FNDC) foi criado em julho de 1991, como movimento social, e transformou-se, posteriormente, em entidade em 20 de agosto 1995. Congrega entidades da sociedade civil para debater a democratização nos comitês regionais em todo o País. A CUT nacional integra o FNDC.

O debate  sobre a Campanha pela Liberdade de Expressão acontece num momento em que a blogosfera alcunhada pro José Serra como "blogs sujos" está sendo atacada judicialmente pela campanha tucana e pela executiva nacioanl do PSDB.

 Acompanhe no vídeo, postado no Blog do Miro sob o título Tucanos atacam a blogosfera:



  P.S. - Gostei muito da entrada da Venezuela no Mercosul. De mestra!

1 comentários:

Aurora Conor disse...

Parabéns pelo texto bem elucidativo companheira ! Quero engrossar a voz dos "blogs sujos". Na Democracia, precisamos sim, sempre dar saltos adiante. Temos exigir o respeito dessas viciadas oligarquias. Sempre na luta !

 
;