segunda-feira, 15 de outubro de 2012

"E porque amo as pessoas e amo o mundo, brigo que a justiça social se implante antes da caridade" (Paulo Freire). Parabéns,educadores!

Relembrando o mestre Paulo Freire no Dia do Professor e já agradecendo aos mestres e mestras desta minha jornada na vida: 
  • Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo. 
  • Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.   
  • Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.
  • Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.

E faço minhas as palavras do professor Emir Sader em seu feice, hoje:
Eu acumulei muito conhecimento, mas o que vale a pena eu aprendi na escola pública e na militância política. 

0 comentários:

 
;