sexta-feira, 18 de novembro de 2011

No tráfico humano, corpo é trocado por óleo diesel e crianças valem mais

Este tema do tráfico humano me toca muito profundamente. No blog do deputado petista do Pará, Carlos Bordalo, pincei o trecho de depoimentos colhidos pela CPI do Tráfico Humano da Assembleia Legislativa do Pará, atualmente no Marajó. Denuncia que chega num momento emque a CUT provoca o debate sobre Trabalho Decente e suas variáveis:

A troca do corpo por óleo diesel. Crianças valem mais 
  • O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luiz Carlos, revelou que meninas entre 11 e 15 anos de idade, de famílias vivendo em condição de miséria, se prostituem em troca de óleo diesel. Quanto mais jovem é a criança, mais diesel ela recebe.
  • O combustível é usado nas embarcações das famílias das crianças e adolescentes para a realização de pescaria ou transporte.
  • O sindicalista denunciou ainda que, muitas vezes, os próprios familiares das vítimas conduzem a negociação, que pode juntar entre 10 e 40 litros de diesel. A clientela é formada, principalmente, por usuários de balsas e navios que frequentam a cidade rumo a Manaus, Macapá e Santarém.
Sem estrutura do Estado para combater a violação
  • A defensora pública Úrsula Mascarenhas disse que é impossível para a Defensoria Pública acompanhar todas as violações de direitos que ocorrem nos 17 municípios do Marajó, pois a instituição conta com apenas dois representantes na ilha.
  • a sexualidade precoce no lugar, a partir dos 11 anos de idade, é cultural. As meninas sofrem violência sexual com e sem consentimento e, muitas vezes, com a conivência da família, sendo comum elas iniciarem uniões estáveis (casamento) na infância e adolescência.
  • A cultura do marajoara a partir da sua docilidade como pessoa humana acaba por fragilizá-lo perante os aliciadores.
O Exército Brasileiro e a prostituição
Comandante do policiamento de Portel informou que nas ocasiões em que o Exército Brasileiro faz operações naquela cidade, a prostituição aumenta sobremaneira por conta dos combatentes do Exército em procurar por este serviço.

0 comentários:

 
;