sábado, 12 de maio de 2012

Mãe, rasgo de afeto que ensina o caminho de volta e o caminho de ida...

O poema mais abaixo é da professora Venize Ramos Rodrigues e foi compartilhado no FB dela. Já publicado no blog Arte Bancária e agora aqui.


Meu abraço carinhoso a cada mãe, para minha amada mãezinha Zenaide e que  tenhamos todas um Feliz Dia das Mães. Que seja um dia que se junte com outro dia e vire dias de sempre!


Com vocês, o poema da Venize, escrito em homenagem à mãe dela, que já se foi mas é a eterna protetora:


Mãe de todos os dias. Mãe solteira, mãe casada; com cinco, dez filhos; esperando o primeiro na barriga arredondada. Mãe nos prédios, nas pontes, nas favelas, trazendo pelas mãos a meninada. Lá vem ela. 

Mãe de dia e de noite. Dor do parto, da partida. Solidão, alma dividida. Mãe que rala todo dia, vende bolo, varre rua, limpa casas, planta mandioca e colhe ninharia.

Mãe valente, coragem viva. Rasgo de afeto, mártir e diva. Mãe no riso e na dor, no sim e no não, no suor e no amor. Mãe na janela, esperança na praça. Maio de flores, saudade chorada na lembrança do filho desaparecido.

Mãe que não cansa. Busca incessante por Justiça, paz e qualidade de vida. Mãe de joelhos, prece sentida, coração apertado, panela vazia. Olhar assustado, esperança perdida. Mãe que levanta, sacode a poeira, enxuga os olhos, encontra a saída.

Mãe natureza farta e bela. Mãe Terra, mãe das matas e das águas. Mãe de todas as mágoas. Mãe que ensina o caminho de volta e o caminho de ida. Mãe de leite, deleite. Memória mais que querida.

0 comentários:

 
;