domingo, 12 de janeiro de 2014

A TAM sempre voou em Belém e até com mais chuva. E agora alega excesso de chuva pelos cancelamentos de voos. ANAC, SAC, MP, PROCON, cadê vocês?

Começou dia 8 de janeiro - dia em que veio ao mundo a pequena Yve, filhota da amiga Lidiane - o cancelamento que hoje chega a mais de 20 voos e redirecionamento de mais 9  da TAM só em Belém e que se reflete em vários pontos do país. O tumulto é bem mais acentuado no Pará e na região Norte, região muito mal servida de voos. E o noticiário sobre cancelamento de voos e o desrespeito com passageiros, fez a TAM primeiro informar (?) que excesso de chuva estava provocando  atrasos nos voos e hoje, que há uma pista no aeroporto internacional de Belém que não oferece segurança, devido à lâmina d'água.

É uma desculpa risível e que insulta a inteligência.

Primeiro, a chuva. Em Belém chove quase os 365 dias do ano, o que é sabido no país inteiro e a TAM nunca deixou de voar em Belém por conta de água.

Segundo, todas as demais companhias aéreas estão pousando e decolando normalmente. Ora, se todas as companhias aéreas indo e vindo debaixo do mesmo sol e da mesma chuva, por que as condições meteorológicas estão atingindo apenas a TAM?

O que está acontecendo, na real?


Passageira dorme de puro cansaço: nada daTAM
A venda da TAM para a chilena LAN travestida de associação,foi uma burla à legislação brasileira, como conta o jornalista Luís Nassif
Quando se juntou à  chilena LAN, a TAM divulgou a perspectiva de lucros estupendos. Na época da venda,  a TAM tinha 143 aeronaves e 25 mil funcionários. Recentemente, pra manter a lucratividade, fez uma famigerada reestruturação produtiva e hoje tem 18 mil funcionários. Em agosto 2013, demitiu 800 tripulantes entre comissários, comandantes e  co-pilotos, o que também deve ter influenciado o cancelamento de voos, pois novas equipes contratadas precisam de um tempo de treinamento. Tempo esse que faltou, o que revela péssima gestão administrativa e nenhum compromisso com a geração de emprego.

Cadê ANAC, SAC, MP? -  Se verdadeira, a nota da TAM (mais abaixo) mostra que há risco de morte, há insegurança por conta da chuva. O que é estranho e que a TAM sempre operou no mesmo aeroporto e com muito mais chuva. E GOL, Azul, Tripp, Seta continuam voando normalmente. Alguém está faltando com a verdade e entre a TAM e órgãos de fiscalização e governo, ficamos nós, passageiros sem resposta, sem voos, sem acomodações. E no balcão da TAM, alguns valentes funcionários tentam explicar o que não sabem e resolver o que não podem, enquanto os covardes donos da empresa assistem bem longe e de camarote as explosões nos aeroportos.


Mais de 20 voos cancelados e 9 redirecionados. E o passageiro só sabe disso no aeroporto.

Em Belém, não tem um posto da ANAC. E só a desinformação como companhia. 
Em 2010, Luís Nassif denunciou o que significava a venda da TAM e como foi um péssimo negócio para o Brasil. Pouco mais de 3 anos, neste início de 2014, com os voos cancelados aporrinhando a vida dos passageiros, em flagrante desrespeito, urge resposta do Governo Dilma via agência reguladora, a ANAC, Secretaria de Aviação Civil, Infraero. E o Ministério Público e o Procon também não podem fazer de conta que nada está acontecendo.
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No meu twitter, os reclamos de passageiros e a resposta da TAM. Que nada responde


  1. sem qualquer assistência em São Luís e Macapá pessoas passando mau dentro do avião e sem nenhuma informaçao

  2. o interessante é que todas as cias aéreas estão pousando normalmente em Belém menos a Tam
  1. [...] nossa Central de Vendas e Fidelidade 4002 5700 (capitais) ou 0300 570 5700. Obrigado
  2. [...] segura. Para informações de remarcação ou reacomodação, por favor, entre em contato [...]
  3. [...] reiteramos que a segurança de voo é um valor imprescindível e todas as nossas ações visam garantir uma operação [...]
  4. [...] voos com origem ou destino em Belém foram impactadas. Lamentamos os transtornos causados aos nossos clientes e [....]
  5. Vera, devido as condições de decolagem e aterrissagem no Aeroporto de Belém, a programação de alguns de nossos [...]
  6. Oi Vera, por favor, nos informe o nº do voo. Obrigado.

O preocupante comunicado da TAM

Nota à Imprensa - Operações em Belém (PA) -  A TAM Linhas Aéreas informa que, após uma análise minuciosa das condições de decolagem e aterrissagem no Aeroporto Internacional de Belém, a companhia decidiu não operar no local em caso de acúmulo de lâminas d’água ou pista severamente molhada, já que sua prioridade é prestar um transporte seguro aos seus passageiros. Por isso, desde a última quarta-feira (8), alguns voos com origem ou destino nesse aeroporto estão sendo impactados. Entre a noite de ontem e o início da tarde de hoje, foram quatro voos cancelados e sete reprogramados, com os passageiros reacomodados em outros voos.

Caso a pista do aeroporto de Belém continue apresentando condições inseguras para pouso e decolagem, de acordo com os critérios de segurança da empresa, novos voos poderão ser cancelados ou alternados para outros aeroportos. Importante que o clientes procurem informações junto à TAM antes do embarque do seu voo. Os passageiros impactados estão recebendo toda a assistência necessária. A empresa lamenta os transtornos causados aos clientes e esclarece que isentará da cobrança de taxa de remarcação ou diferença de tarifa, no prazo de 30 dias a partir da data do voo, os passageiros afetados. A TAM reitera que a segurança de voo é um valor imprescindível e todas suas ações visam garantir uma operação segura.

TAM
Assessoria de Imprensa
(11) 5180-7300
Plantão: (11) 98644-0128
E-mail: imprensa.tam@kreabgavinanderson.com
www.tam.com.br
www.tam.com.br/imprensa

Após o comunicado da TAM, leitores sugerem esta nova logomarca.

2 comentários:

Anônimo disse...


É a reestruturação produtiva resultado da aliança com a LAN...
Redução de despesas administrativas
Turnover de pessoal
Estreitamento de malha.

Doralvino Sena (via facebook)

Anônimo disse...

acredito que eh mesmo grande a possibilidade da pista estar insegura apos a reforma que foi feita em dezembro. Tambem acredito que as demais companhias estejam operando em altissimo nivel de inseguranca. Nao ha logica que a empresa suspenda voos em uma unica cidade e encare todos esses problemas somente por problemas de reducao de fincionarios. A justificativa apresentada pela empresa eh consistente e soh poderia ser comprovada publicamente e convincentemente em caso de ocorrencia de acidente na referida pista, o que nao desejo que aconteça. Nem sempre o ponto de vista apresentado pela midia, geralmente contaminado pela cultura 'reclamista' do povo brasileiro.

 
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