quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tudo em demasia faz mal. Até sal.

Trinta por cento da população brasileira é hipertensa e uma das razões é o consumo excessivo de sal, que está em todos os alimentos, em todos os produtos que compramos em supermercados e nem sempre com quantidades bem indicadas e esclarecidas. A OMS - Organização Mundial de Saúde diz que  5 gramas diárias é a quantidade certa de consumo de sal. no Brasil, cada brasileiro, cada brasileira consome em média 12 gramas por da, mais que o dobro do necessário.

Não sou hipertensa, mas mesmo assim já faz algum tempo que fujo dos brancos refinados (sal, açúcar) e só os consumo em doses moderadíssimas. Vejo como acertada a campanha pela redução do sal que o Ministério da Saúde e Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária  lançam nesses dias.

A campanha é importante como primeiro passo, mas é necessário ir além: explicar a diferença entre sal e cloreto de sódio e quanto tem de sal hoje, numa refeição comum como arroz, feijão, salada, molho, batata etc. Mostrar quanto é uma pitada de sal e com quanats pitadas - ao longo da vida, se produz uma hipertensão. Fiscalizar os produtores dos produtos, os supermercados, feiras e conscientizar o consumidor de sal de forma mais contínua, intensiva e esclarecedora. Ampliando para uma campanha conjunta com o Ministério da educação, como item fundamental nas escolas.

0 comentários:

 
;