quinta-feira, 15 de março de 2012

Castagna Maia: em cada causa, uma paixão

Aí em cima, belíssimo e tocante vídeo da intensa trajetória do amigo Castagna Maia feito pelos aeronautas, aeroviários e família do Maia. Foi exibido dia 13 de março, na audiência pública sobre o fundo de pensão Aerus e que também rendia uma homenagem póstuma ao Maia, iniciativa do senador Paulo Paim, do PT gaúcho.

A emoção deu o tom da cerimônia, como guiou a vida breve e gigantesca do meu irmão e amigo Castagna Maia. Tive a alegria de conhecer ali na homenagem a querida Petra, que virou uma miga da internet, tantas vezes lia seus comentários no blog-farol do Maia.

Falei na cerimônia em nome da categoria bancária. Muito mais para agradecer ter tido a felicidade de ter um amigo desse quilate de generosidade e retidão, integridade. Que se encharcava de Brasil, de brasilidade e de buscas de caminhos novos para resgatar a cidadania aviltada ou até inexistente.

Deixo aqui o vídeo e esse belo texto do companheiro Madison Paz, publicado no blog espaço aberto a 17 de janeiro, 3 dias após ter apagado a luz do amigo que brilhava aqui entre nós para ir brilhar nos astros e alumiar muito mais gentes e outros seres.

É o que eu digo todo dia pra mim, me agarrando na esperança que Maia está PRESENTE!

No dia a dia, a maior homenagem que podemos prestar ao Maia é garantir direitos sequestrados aos trabalhadores e continuar na luta, disseminando o que aprendemos com ele e  com a labuta.

Até mais, comandante Maiakovski, que é como o chamávamos eu, Samuca, Doralvino, Amaral, um time ligado pra sempre pela tessitura indestrutível do afeto. Se der, meu comandante, dá um abraço no seu Heraldo, meu paizinho amado. Carol, Graziella e Ana, minha ternura, manas.

P.S. Antes de terminar este escrito, duas historinhas.


 Maia amava Belém, a chuva, bacuri, maniçoba,  a força dos rios, a efervescência dos movimentos sociais daqui. Esse amor às grandes causas e à diversidade da alma brasileira que ele tanto cavoucou, uniu muita gente em todo o país. Faltou eu dizer isso lá no Senado. Digo agora.


E a outra é que ele amava tanto o país e se dedicava tanto a grandes causas, que resolveu fazer um belo texto sobre o pré-sal, quando este ainda não tinha virado política pública e nem peça d emarketing. Acordei à uma da madrugada com o celular tocando Balada para um louco que era o som marcado para as chamadas do amigo."Flor, acordei você?, sempre gentil e carinhoso. Queria um cartaz sobre pré-sal. Fizemos mas acabou não saindo o cartaz. mas o texto dele saiu, redondo,perfeito e preciso


Ah! Maia, que saudade, meu amigo! 
 Leandro Maia toca a música Trem na cerimônia da homenagem ao mano Maia.
 Emoção, carinho, saudade, um laboratório de emoções.

O belo texto do companheiro Madison

Caro Maia,
Lembro, com o sentimento da gratidão, o dia em que, na sede da Aeba, tive a oportunidade do primeiro contato contigo, um dos mais renomados especialistas em direito previdenciário do País, para nos assessorar quanto ao voto, no Condel, contrário ao “Amazonvida”. Sentimento pequeno demais para tudo o que representastes e dignificastes a advocacia brasileira; menos ainda para o que foste, em vida terrena, como mensageiro de luz em defesa das tantas causas abraçadas como aquelas em defesa dos participantes da Capaf e dos dignos e oprimidos participantes do Aerus.
Não é demais nem inoportuno dizer-te, caro e eterno amigo Maia, que, não fora a tua atuação segura e destemida junto aos tribunais dos homens, os aposentados e pensionistas da Capaf (por nós representados, no Condel e Confis, desde 97 até a data da recente intervenção determinada pela Previc), de há muito estariam à míngua, fadados ao destino que o Banco da Amazônia e a própria PREVIC lhes traçara.
Lembro, Dr. Maia, o dia em que contigo, “confinados” no teu gabinete de trabalho, acompanhei o desenvolvimento da inicial que moverias, como movestes, contra o Basa e União, a respeito das responsabilidades sobre o déficit da Capaf. Foi uma experiência única, porque, entendo, seriam poucos os profissionais que emprestariam tanta dedicação profissional e espírito humanitário a uma causa daquela dimensão, ao ponto de se dispor a uma jornada ininterrupta de trabalho, das 8h30 de um dia às 3h do dia seguinte, sem direito a nada mais que lanches e cafezinhos, “regime” somente quebrado depois de cumprida a missão, já quase ao raiar de um novo dia.
Foi justamente o dia em que, já pela parte da tarde, receberas o telefonema de alguém do Aerus, dando conta da intervenção naquela entidade previdenciária.
Acompanhei, naquele momento, a tranquilidade que tiveste para prosseguir a exordial contra o Basa/União Federal, ao tempo em quer te preparavas para enfrentar, no dia seguinte, mais um delicado capítulo do caso Aerus. Comprovei, então, que estava diante de um profissional diferenciado. Um profissional que não conseguia deixar de se apaixonar pelas causas às quais se dedicava. Isto, Maia, é incomum, porque envolve mais que dedicação profissional. Envolve sentimento e garra de quem viveu neste Planeta Terra, predestinado à prática do bem em defesa dos oprimidos.
Maia, você foi diferenciado na vida terrena porque é um ser de luz, que deixa a vida encarnada para cumprir Missão Divina no Mundo Espiritual. Oxalá, dentro dessa missão, recebas mandato de Deus para prosseguir as nossas defesas, fora das tribunas cá da Terra, mas, ativamente, nas Tribunas Celestiais. Segue, com Deus, a tua jornada, Maia.
Cá da terra, ficamos eternamente gratos por toda a tua dedicação às nossas causas, mas, sobretudo, por tudo o que fostes como amigo dos teus amigos, e, tenho certeza, como homem comprometido com os atributos marais nas dignos na pessoa humana.
Aos teus familiares e a todos os que te querem bem, as nossas condolências pela ausência física e o conforto de saber que estarás no Reino do Senhor a interceder por nós, na dimensão exata da tua luz espiritual.
Forte abraço; continue conosco,
MADISON
OBS: A partir de agora, estou substituindo a minha via de comunicação contigo. Deixarei os e-mails e adotarei a Oração Espiritual para que o Senhor te guarde em Luz Divina.”

4 comentários:

tetê disse...

Fico feliz por tantos amigos e companheiros cultivarem este carinho e dedicação ao amigo que se foi. Exemplo de coragem e dedicação , devo-lhe muito pois fui uma cliente protegida dos maus tratos dos patrões banqueiros e muito ajudada e conduzida por ele em várias acções. Abraços

José Doralvino disse...

A maior de todas as lutas de Maia, foi o combate a corrupcao: e esta nao pode ser homenageada em publico. A unica homenagem possivel e continuar esta luta, silenciosa, discreta e por vezes clandestina, mas sempre resoluta e inabalavel, para que o Brasil tenha um dia um Estado a altura de sua grandeza como nacao. Viva Maia. Texto de Felipe Serpa.

Tania Aguiar disse...

Vera, foi uma emoção enorme ver o vídeo, obrigada a vc e a Teresa Melo, esta por compartilhar no Face. o que tb fiz.
Abraço
Tânia

Anônimo disse...

"Então eu posso encerrar, obrigado e desculpe o tempo"

A frase acima foi a ultima frase do vídeo dita pelo Maia que me emocionou profundamente. Que homenagem linda.

O engraçado foi ter aparecido a imagem que eu tenho guardada na memoria do dia que o conheci fisicamente, digo fisicamente porque o ser Maia ia além dos olhos. A foto dele em casa próximo a piscina com o cachorro me teletransportou para um tempo e um lugar inesquecíveis.

Que a serenidade e o silencio tomem conta de sua alma neste momento para que a oração preencha o seu coração e ele possa ser guiado a um mundo de luz, paz e amor.

Vera, os que realmente se amam jamais se separam, envie vibrações suaves e positivas para o seu amigo, ele se sentirá confortado.

Fique com Deus.

Laura Costa

 
;