quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Banpará 50 anos. Taí o bancão firme e forte, fruto de muita luta e muita unidade



O Banco do Estado do Pará - Banpará fez uma bonita festa comemorando seus 50 anos, ontem à noite no Hangar Centro de Convenções, em Belém. Uma festa que valeu a pena ir pela minha ligação profissional, sindical e afetiva com o Banpará e também porque valeu a pena ouvir o ex-ministro de FHC, Luiz Carlos Mendonça de Barros elogiar muitos acertos do meu querido presidente Lula (que tá no berço hoje. Parabéns, meu amado presidente!). É bom demais ouvir um emérito tucano elogiar um petista, como eu dissse rindo ao marqueteiro do governo, do Pará, Orly Bezerra que, do fundo do salão lotado, também ouvia a palestra.

Participar da comemoração dos 50 anos do Banpará para mim tem um significado muito especial e que o setor de marketing do banco conta numa das páginas da bonita e bem feita agenda 2012, distribuida na festa de ontem: em 1998, o funcionalismo do banco, junto com o Sindicato dos Bancários, aprovaram uma série de medidas, algumas bem amargas, mas que asseguraram a permanência do banco no mercado, salvaram 600 empregos àquela altura (hoje o banco tem 1.305 bancários) e um patrimônio público do povo do Pará.

A luta de 1998 foi heróica, de uma resistência ímpar e bonita, valente. Nos salvou da metralhadora giratória do governo FHC, que tirou do mapa do sistema financeiro 23 dos 27 bancos estaduais.

Funcionária do Banpará, eu era em 1998 - com muita honra e alegria - a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará (e mais Amapá, então). Na linha de frente, pois, dessa bonita e vitoriosa resistência.

Então, me emociona muito ver hoje o banco firme, caminhando com suas próprias pernas, vencendo as marés de adversidade. E o funcionalismo do Banpará renovado e com o gene da alegria, energia, valentia em driblar as adversidades e recompor, avançar nos direitos. Bem amazônida.

Acabei meio que ficando contagiada em percorrer mentalmente o túnel do tempo ao ver a bela exposição cuidadosamente preparada pelo Núcleo de Marketing do Banpará, todo formado de colegas dessa maresia boa de lutas e conquistas.

É bom contar e relembrar essa história de bravura, de luta, de unidade e de capacidade de juntar contrários em prol de um bem comum. Quem estava lá, sabe muito bem que não é fácil caminhar com pé descalço em cima de pedras pontudas, a lida nem sempre é reconhecida, pouco vezes é lembrada. Mas olhando pra trás e vendo o resultado da caminhada,  faz um bem que nem te conto....! Como diz o amigo Mário Ribeiro, que era o presidente do Banpará à época: taí o bancão, né Vera? Ele emocionado, também, com certeza.

Observem o sorrisão que abro na foto aí em cima, ao lado do mural do JIB, o Jornal Interno Banpará, editado em 1985 e que tinha minha coordenação na redação, edição e ainda os pitacos no Conselho Editorial. Contamos o cotidiano do funcionalismo do Banpará no JIB e um pedaço da história do próprio banco. O mural faz parte da exposição dos 50 anos do Banpará, em que o protagonista é o funcionalismo, que se reinventa em valentia, resistência e unidade.

Longa vida ao Banpará e meu abraço carinhoso a cada colega que ajudou e ajuda a construir a marca forte de um banco que é forte como seu povo

Da tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília ontem, o deputado Cláudio Puty (PT-PA), fez este pronunciamento acerca dos 50 anos do Banpará:

O SR. CLÁUDIO PUTY (PT-PA. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente.
Hoje os bancos estaduais ainda existentes completam 50 anos, e eu uso esta tribuna para dar parabéns aos funcionários, à direção do banco, aos representantes da Associação de Servidores do Banco do Estado do Pará, assim como ao Sindicato dos Bancários do Estado do Pará.



O Banco do Estado do Pará esteve para ser privatizado na década de 90 e contou com resultados pífios até o início da primeira década do século XXI. Mas nos últimos quatro anos houve uma recuperação, e o seu lucro, a partir de alterações internas e maior rigor na gestão, foi quadruplicado, mostrando que, para situações específicas, como a do Estado do Pará, há espaço sim para um banco público estadual.


O banco hoje fortalecido, em processo de modernização, mesmo em situações de grande concorrência, com grandes corporações financeiras, demonstra que terá vida longa. E se depender deste Parlamentar e do Partido dos Trabalhadores do Estado do Pará — aqui, Deputado Zé Geraldo, também presente — teremos vida longa.
Há o espaço para o banco, para o fomento ao microempresariado produtivo, Deputado Miriquinho Batista. Há o espaço para o microcrédito em arranjos produtivos locais nas condições amazônicas.


Enfim, o desafio de desenvolvimento da Amazônia e particularmente do Estado do Pará é do tamanho daquela região. Nós temos de ter todos os instrumentos disponíveis como um banco estadual para podermos fomentar processos de fortalecimento das nossas cadeias produtivas, dos nossos processos de produção que muitas vezes não encontram guarida em outras instituições financeiras, que exigem demais de nossos microempresários, de nossos empreendedores individuais.


Portanto, venho aqui, mais uma vez, dar parabéns ao BANPARÁ — Banco do Estado do Pará — , pelos seus 50 anos. Desejo vida longa ao banco, boas condições de trabalho aos seus funcionários. E que ele possa ser um elo fundamental para o fortalecimento da economia paraense, do desenvolvimento da Amazônia, obviamente com respeito ao meio ambiente, e com atendimento àqueles que não encontram nas outras instituições financeiras espaço para o crédito, para o fomento, enfim, para o desenvolvimento econômico.


Muito obrigado, Sr. Presidente.
Longa vida ao Banco do Estado do Pará!

1 comentários:

Anônimo disse...

Vera,

Muito legal.

É sempre um prazer ler seus lá e cá...

Ressalto que como funcionária desde 1982, vejo o Banpará cada vez + sólido, + ousado, + paraense, + nós funcionários......"pelo andar da carruagem",continuarei trabalhando no Banco, por 2 grandes objetivos:
"ganhar o pão nosso de cada dia" e ver o Banco contribuir para o desenvolvimento do Pará, independente de cor, raça ou religião....

Parabéns a todos que trabalham no Banpará,

bjus.

Leiloca

 
;