sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Moisés lutador e a generosidade que faz parte da alma brasileira


Estas fotos do pequeno Moisés estão no facebook de Tarso Sarraf

Amanhã, sábado 15 de outubro, iremos até a casa de Moisés para ouvir a família e mostrar que há uma rede de solidariedade que vai levar pernas e braços mecânicos e possibilidades reais de tratamento para Moisés. A responsabilidade é imensa, dá até um frio na barriga, mas eu conto com a generosidade do povo brasileiro.

Hoje pela manhã estive no no ato público defronte do banco da Amazônia que, junto com a categoria bancária, está há 18 dias em greve. Para dar meu apoio efetivo à greve e para pedir aos bancários e bancárias que se unam também na luta para auxiliar o Moisés. A resposta da categoria foi imediata: vai ajudar, sim.

Depois que voltar da casa da família de Moisés, ponho no feice, no twitter e no blog os caminhos da ajuda ao pequeno lutador.


Na foto, Marco Aurélio, diretor do Sindicato dos Bancários do Pará, no ato público em apoio à greve no banco da Amazônia. Solidariedade geral.


(Clique na imagem para ler esta matéria no jornal O Liberal de 13 de outubro 2011)




E hoje, no jornal "O Liberal", 1º caderno, página 6 - Atualidades, saiu esta matéria, sobre Moisés:

“Vaquinha” nas redes sociais vai garantir perna mecânica para Moisés

AJUDA

Garoto vai
Receber visita dos
organizadores da
campanha amanhã

A lição de vida ensinada pelo menino Moisés Lima, que nasceu sem os braços e uma perna, despertou a solidariedade de centenas de pessoas em toda a Grande Belém e já repercutiu até na rede mundial de computadores, onde uma campanha é realizada em prol do menino. A iniciativa partiu da blogueira Vera Paoloni (que administra o lapaoloni.blogspot.com) que acessava as redes sociais na última quarta-feira, 12, e leu a reportagem, veiculada pelos jornais O LIBERAL e Amazônia, sobre a história do garoto, de 10 anos, que mesmo  sem com  as limitações anda de bicicleta, joga futebol e taco. Ele mora na rua Belém, em Águas Lindas, e em meio e outras crianças mostra que não é diferente de qualquer outra. Amanhã, uma equipe dessa campanha virtual fará a primeira visita à casa de Moisés para conhecer de perto o menino e dar prosseguimento à ajuda.

“Eu estava on-line no facebook, quando li a reportagem sobre o menino e vi as fotos do Tarso Sarraf (repórter fotográfico de O LIBERAL), imediatamente compartilhei”, comentou Vera. O mesmo clique dado pela blogueira foi replicado por centenas de usuários do site de relacionamento em todo Brasil. Intitulada por Pára tudo,gente! Bora fazer uma vaquinha pra este menino lutador?”, a campanha para ajudar ao Moisés, foi lançada no próprio blog de Vera e, de imediato, ganhou adeptos.

“Compartilhei a postagem no meu facebook e a ‘Maria Frô’ (mariafro.com.br/wordpress – blog administrado pela professora Maria da Conceição Oliveira, da Universidade de São Paulo – USP) sugeriu fazermos uma ‘vaquinha’ (coleta) “, disse. No blog da professora também foi postada a reportagem veiculadas nos jornais das Organizações Romulo Maiorana (ORM).

Vera acredita no poder que a internet possui para mobilizar as pessoas, em especial os brasileiros. “A solidariedade está na alma do povo brasileiro. Nos paraenses, então, nem se fala”, ressaltou. Em pouca horas, a blogueira recebeu mais de 100 e-mails de pessoas interessadas em ajudar. “Recebi e-mail de pessoas do interior do Pará e também de outros Estados, como Ceará e Paraná”.

Amanhã, Vera e outros internautas que aderiram à campanha farão uma visita à casa do menino para conhecer um pouco mais de sua história. Eles pretende primeiramente, levar o menino ao Hospital da Rede Sarah Kubitschek, em seguida, providenciar a prótese (pernas mecânica) para Moisés. “Ele está goleando a vida com superação. É incrível ver como ele enfrenta a vida sorrindo”, encerrou a blogueira.
===
Atualizado às 14:55 para incluir post do Maria Frô: 

Amanhã a rede de solidariedade ao Moisés vai visitá-lo \o/


Incluo, agora, o texto do repórter Denilson D Almeida, que acompanhou o fotógrafo Tarso Sarraf:

Moisés não se torna um menino especial pela sua deficiência, e sim pela lição de vida e de superação que ele ensina com louvor a todos os adultos que o conhecem. O exemplo dele não se resume apenas ao vencer os obstáculos para vencer na vida, mas sintetiza a importância e provoca uma reflexão sobre o que é “viver”. É isto o que nos aproxima do garoto.

Quando soubemos da história deste menino (o Tarso Sarraf e eu) tivemos uma reação semelhante na hora de imaginar como, por exemplo, se pode andar de bicicleta sem uma perna e os braços. De onde viria tal equilíbrio? Moisés nos ensinou que o equilíbrio está dentro de cada um.

Ao chegarmos a rua onde mora, nesta última segunda-feira (10), encontramos o garoto brincando com os amigos em um terreno baldio transformado em uma espécie de quadra onde a garotada pratica esporte e brinca. Era a imagem que o Tarso precisava ver para acreditar e registrar. A partir daí, a energia contagiou a toda equipe. Eu, particularmente, já tinha conhecido o menino para poder saber se ele resultaria numa pauta – e rendeu uma excelente.

Flash de um lado, de outro, de todos os ângulos e formas. O Moisés parecia um modelo diante da câmera. Timidez mesmo só na hora de dar entrevista, mesmo assim se comportou como gente grande.

Contagiado pelo sorriso inocente e determinado do garoto, o Sarraf teve a idéia de sugerir a nossa pauta também para a TV Liberal e entrou em contato com o André Laurent, e os jogadores do Clube do Remo – time pelo qual Moisés torce – para entregar o presente do Dia das Crianças para Moisés. As reportagens foram veiculadas nos jornais O Liberal e Amazônia e também pela TV.

Este dia das crianças serviu não apenas para lembrar que todos nós, gente grande, trazemos uma criança em nossos “eu”, como também serviu para perceber que crianças como o Moisés levam dentro deles a “gente grande” que nem todos nós somos capazes de carregar apenas com uma perna e sem os braços.

Foi um privilégio conhecer o Moisés e, junto com o Tarso Sarraf, apresentar essa história de vida, esse personagem, ao mundo.

FOTO TARSO SARRAF TEXTO DENILSON D ALMEIDA

0 comentários:

 
;