Como aqui em Belém não tem horário de verão, agora são quase cinco da tarde, mas desde as 3 horas que todas as luzes das ruas estão acesas. Desde as 11 horas, bateu uma ventania medonha em Belém, e depois nuvens carregas no céu. Chuva em seguida e quando iniciou a tarde, o céu ficou tão cinza, tão cinzento que lembrava o céu londrino que a gente vê em filmes, em fotografias, em reportagens.
E agora, quase cinco da tarde, o céu continua lindamente cizento, nubladão, uma chuva caindo o tempo todo, ora mais grossa, ora mais fina.
Belém costuma ficar assim cinzenta no inverno paraense em dezembro, janeiro. Parece que dezembro chegou antes. Veio neste 20 de outubro, data do aniversário de meu mano caçula, Betinho que, se fosse vivo, faria hoje 45 anos. E dia também que meu sobrinho-neto José Pietro completa 2 anos. E dia em que ocorreu uma negociação entre o sindicato dos bancários o banco da Amazônia, este com funcionalismo em greve há 24 dias, na luta por dias melhores.
Belo e estranho 20 de outubro que antecipa dezembro em nossas vidas. Falei sobre o início da mudança do tempo no meu facebook hoje de manhã:
0 comentários:
Postar um comentário