quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Como manter democracia, liberdade e resistir às arbitrariedades: o momento de agir é agora, diz a CUT!

Boa, muito boa a resolução da Executiva da CUT Nacional, em que exige anulação da sentença e revisão imediata da AP 470.

Tenho dito nas redes sociais, no whatsApp e na conversa com amigos, colegas e familiares, que é intolerável aceitarmos pena ou a prisão de quem quer seja sem culpa provada. Ajo assim na vida e no Comitê Disciplinar do Banpará, em que sou integrante como representante eleita dos trabalhadores e trabalhadoras.

E o que é isso que está se fazendo com o Genoíno? Querem matá-lo Perdeu-se qualquer noção de humanidade? 

Boa quarta-feira, povo da maré da resistência e da luta por democracia!
====

Lê um um dos trechos da Resolução:

"O ministro Joaquim Barbosa resolveu aproveitar o feriado de 15 de novembro para expedir os mandatos de prisão contra os companheiros sem encaminhar, como lhe cumpria fazer, a carta de sentença de cada um deles, o que fez com que os três companheiros ficassem presos em regime fechado quando teriam direito ao semiaberto. Expediu os mandatos de prisão e viajou em seguida. Determinou a transferência dos presos para Brasília, muito distante de suas residências e de seus locais de trabalho, onde deveriam cumprir o semiaberto. Foi um gesto deliberado para constrangê-los e humilhá-los bem como suas famílias.

 * 

O uso da chamada doutrina do domínio do fato (julgamento com base na interpretação de fatos e não em provas) para incriminar os acusados abre a possibilidade de ser utilizado, de forma recorrente, para criminalizar os movimentos sociais e condenar suas lideranças, assim como condenar cidadãos comuns, constituindo-se numa afronta aos direitos humanos, gerando uma situação de insegurança jurídica e provocando um verdadeiro retrocesso na trajetória percorrida pelo País na consolidação das instituições democráticas.

A CUT chama também sua militância para estar nas ruas lutando por democracia e liberdade .

A íntegra, aqui.





Dr.Marcus Vinícius Gurgel, cirurgião da mamãe.
P.S - Amanhã, sexta-feira 22.nov.13 tem três fatos importantes na minha vida e da luta da classe trabalhadora. 

  • Às 8:30, minhas manas Rosa e Cínthia levam mamãe ao oncologista clínica, para avaliação do resultado da biópsia. Mamãe está bem se recuperando muito bem. Gratias!
  • Às 14 horas, se tudo correr bem, finalmente será assinado o acordo coletivo de trabalho entre Banpará e entidades de classe: Sindicato dos Bancários do Para, ContrafCUT e Fetec CUT.CN. E testemunho da Afbepa.
  • E às 20 horas, o início da festa dos 80 anos do Sindicato dos Bancários do Pará, entidade que tive a honra de presidir entre o duro período neoliberal de 1998 a 2002. Parabéns ao querido sindicato, uma fortaleza na luta pelos direitos da classe trabalhadora!

0 comentários:

 
;