domingo, 6 de julho de 2014

Mamãe faz 81 anos. Parabéns, doce e amada guerreira!

Minha mãezinha faz 81 anos neste domingo, 6 de julho de 2014. Mais de 8 décadas de vida, uma bênção. Minha doce e amada guerreira venceu muitas batalhas, uma viuvez, a luta contra um câncer de cólon, operada que foi de 31 de outubro 2013 pra 1º de novembro, em Fortaleza. Juntas, eu, ela e a mana Rosa desistimos da químio e mamãe segue firme e forte. Até aqui nos ajudou o Senhor!

E chega aos 81 anos amando ouvir música, cantar (teco teco teco teco na bola de gude era o meu viver...),tomar o açaí, o café preto, comer as patas dos caranguejos, dar risada, assistir o Sílvio Santos aos domingos, todas as noites ouvir no radinho A Voz do Brasil e pelas manhãs, o programa do radialista de Bragança, Celso Leite. 

Gosta de ler romances de amor, de ouvir o barulho da Marujada, dança típica bragantina. Gosta da Copa e de política. Pra ela é Deus no céu e Lula e Dilma na terra. "Se eu tiver viva, minha filha, voto de novo na Dilma neste ano. Assim como sempre votei pro Lula", me diz minha veinha querida, riso doce e aberto.

Mamãe é uma mulher amorosa, simples, honesta, trabalhadora. E guerreira. Teve 3 filhas e 3 filhos em casa, com parteira. Passou todas nossas fraldas de pano no ferro de engomar daqueles pesados em que se colocava carvão, num tempo duro sem água encanada e sem luz elétrica. Fez 7 cirurgias diversas, inclusive a barriga aberta o ano passado pra tirar um câncer. Convive com um meningioma inoperável no cérebro. É gigante essa veinha.

Viveu e amou papai durante quase 60 anos, até que ele partiu dentre nós há 3 anos. Pra ela, sempre colocou a família em primeiro lugar. Costumo dizer que só amor de mãe é incondicional e o da d. Zenaide é assim. Um dia conto pra vocês a história que mais me emociona deste amor incondicional e que ela fez pela família. Uma coisa felliniana. Outro dia conto.

O que te dizer no dia dos teus 81 anos, d. Zenaide? Que tenho imensa honra de ser tua filha, de ter teu aconchego sempre que o sapato aperta, que te amo profundamente. E que aprendo muito com teu jeito de ser. Que bom que existes, mãezinha.

Parabéns, mamãe! Em meu nome, de Antonio e Ana Rosa, de teus netos e bisnetos, amigos e amigas, nosso abraço e que o cafuné sempre nos mantenha assim risonhas e agarradinhas, leves na vida. 
Daqui a pouco parto com filhos e sobrinhos, dando um pulo de 210 km d eida e mais 210 km de volta pra te dar um abraço, tomar a bença e me renovar no teu carinho.

Te amo, mãe!

Mãezinha faz 81 anos hoje

Na festa do meu niver este ano, o riso da cumplicidade amorosa
Da janela do meu quarto, clico este amanhecer em 6 de julho/14, hoje.
Eu, mamãe e minha mana Rosa: meme de 2013, pós cirurgia da mãezinha.


0 comentários:

 
;