sexta-feira, 4 de julho de 2014

Programa Mais Médicos no Pará é solidariedade e saúde na veia. O exemplo de médicos cubanos que atuam em Melgaço.Pará, ilha do Marajó

Férias pra que te quero! Com astral lá em cima, as  três médicas cubanas Maribel Saborit, Oyainis Diaz e Maribel Herrera, já estão hoje em Cuba, em merecidas férias, após 9 meses direto de trabalho em Melgaço.Pa, ilha do Marajó e mais o tempo de treinamento. Assistirão Brasil x Colômbiam torcendo muito pelo Brasil. "Eu não gostava de futebol, mas depois de ver esta Copa, gosto muito agora", disse animada Oyainis Diaz, com quem conversei antes dele embarcar de Belém.Pa pra Manaus.AM e de Manaus pra Havana, Cuba. E em Melgaço continuam no batente Orlando, que tira férias em agosto e a médica Arelis, que chegou em março deste ano. O time agora é de cinco.

Melgaço.Pa, ilha do Marajó, como é sabido, tem péssimos indicadores de qualidade de vida. Tem o pior IDH - Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, o que exige ação firme e pronta do poder público pra melhorar a condição de vida da população composta por 24 mil habitantes, dos quais 12 mil não sabe ler e nem escrever, apenas 681 pessoas frequentam o ensino médio, saneamento é zero, saúde é rarefeita e  internet só de vez em quando e apenas por celular.  O município não atendido pela rede bancária e fica longe 14 horas de barco de Belém e 1 hora de Breves, que acaba sendo uma espécie de capital para Melgaço e arredores.

Perguntei pra Oyainis o que mudou pro povo de Melgaço nesses 9 meses de atendimento direto do Programa Mais Médicos que trouxe ao Pará mais de 580 médicos a 130 dos 144 municípios, incluindo 4 distritos indígenas.

Ela responde na bucha:
- Mudou o atendimento à população que é mais rápido e mais próximo das pessoas. É o médico presente na casa e na vida das pessoas, o que não havia antes. Trabalhamos muito a atenção básica, como cuidar da pressão arterial, tratar a água, surtos de diarréia, como usar camisinhas, itens simples e que evitam internações, doenças e mortes.

A atenção básica à saúde, principal mote do vitorioso Programa Mais Médicos, do governo Dilma, é reconhecido até por governos tucanos, como recentemente ocorreu em Belém.Pa, quando o secretário de saúde do Estado, Hélio Franco disse "que 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na Atenção Primária, como por exemplo, com o controle de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial, daí a importância desse programa, que prioriza o primeiro nível de atenção à saúde. Eos gestores paraenses estão satisfeitos com o Programa Mais Médicos no Pará, porque já está havendo redução de internações".

O programa Mais Médicos, bateu todas as metas de cobertura e hoje beneficia 50 milhões de pessoas em todo o Brasil. O Mais Médicos está presente em 3.819 municípios. São 14.462 médicos (brasileiros e estrangeiros) atuando em postos de saúde no Brasil. Na minha opinião, prefeituras como a de Belém  e Ananindeua deveriam aderir ao Programa Mais Médicos e assegurar à população um atendimento melhor e mais humano e eficaz de saúde. Não propiciar esse atendimento a Belém, suas 30 ilhas e Ananindeua, é um crime.


Carestia - Como o rio é a rua e tudo chega de barco em Melgaço.Pa, a travessia de alimentos  e todos os produtos fica muito mais caro. 1 maçã pequena custa R$1,50. Falar com alguém em Cuba por 1 ou 2 minutos, custa R$10,00, me informa Oyainis, acrescentando que desde maio deste ano a prefeitura de Melgaço liberou que as 4 medicas e o médico Orlando possam telefonar pros seus familiares usando o fone da prefeitura. "Isso melhorou muito a saudade", diz ela.

Cuba vive até hoje feroz embargo econômico os Estados Unidos, uma das razões por não ter entrada de produtos eletrônicos em larga escala. Por isso, na bagagem  Oyainis carrega uma tv de 32 polegadas desde Melgaço até Belém, depois Manaus e Havana. Presente pra família e pro filhote de 7 anos, Richard Jose Quiñones Santos, um tablet e um macaquinho eletrônico. 

Levar toda essa bagagem e a imensa saudade demora. Oyainis saiu de Melgaço no domingo à tarde, viajou de barco a noite toda e chegou em Belém na segunda-feira de manhã. Embarcou na quarta-feira 2 de juho pra Manaus.AM e ontem à tarde pra Havana. Chegou em Havana ontem à noite, dormiu num albergue para médicos e viajou hoje para Morón, cidade cubana distante de Havana 6 horas. Me garantiu que vai assistir Brasil x Colômbia com a família. "E torcer pro Brasil ganhar"!


Não deixe de ver o documentário Dr. Melgaço, feito pelo Diário do Centro do Mundo.


Richard Jose, 7 anos e a mãe, a médica cubana Oyainis Diaz: saudade muita.


Oyainis Diaz e compositor Magé, fiel escudeiro em Belém. Junho/2014



Rua de Melgaço. Foto: Google

Foto do povo de casa dez/13 com médicas e médicos cubanos e sindicalista Josilene.

Orlando, Maribel Herrera, Maribel Saborit e Oyainis Diaz, em Belém, no Bosque Rodrigues Alves, dez/13.

Maribel Saborit, Maribel Herrera e Oyainis Diaz com meu filhote Adriano, em dez/2013.

Leia mais sobre Mais Médicos em Melgaço, clicando aqui.



***

P.S - Três boas novas neste P.S. 1. Reassume hoje a prefeitura de Soure o compa prefeito João Luís, afastado  por medidas arbitrárias há 24 dias; 2. o compa Dênis, do valente Sindicato dos Urbanitários.Pa avisa pelo whatsApp que o sindicato ganhou na Justiça a ação de reintegração de 37 trabalhadores demitidos em 2013 pela medonha Celpa, empresa que não presta pra nada. Com indenização de 15 mil pra cada demitido; 3. começa hoje em Manaus.AM o 3º módulo do curso de Formação de Formadores da Juventude, promovido pelas CUTs da Região Norte. Lindas notícias pra este dia em que jogam Brasil x Colômbia e meu placar é 2 x 1!





0 comentários:

 
;