quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sindicato dos Bancários do Pará: 78 de resistência e luta. Parabéns!

Hoje é a festa do 78 anos do Sindicato dos Bancários do Pará, que completou aniversário no dia 23 de novembro e a festa ficou pra hoje, véspera de feriado em Belém.

Na minha biografia de mulher simples e lutadora, tenho a honra de registrar ter sido a primeira mulher a presidir o valoroso sindicato dos bancários (hoje também presidido por uma mulher).

Fui presidenta numa época difícil, no período turbulento, maligno e adverso do governo FHC e quem foi sindicalista do sindicalismo combativo ou viveu e trabalhou nessa época sabe muito bem do que estou falando: perseguição, reajuste zero, PDVS (programas de demissão "voluntária), privatização/liquidação de bancos estaduais, telefônicas, centrais elétricas. Tempo de desesperança, tristeza e baixa estima. Tempo de muita brabeza e muita resistência. Foi um tempo de resistir, resistir e resistir.

A duras penas e com muito envolvimento da sociedade e do funcionalismo, conseguimos manter o Banpará em pé.

Com A -Só uma historinha de luta silenciosa e afirmativa do tempo em que presidi o Sindicato: quando enviava ofícios oas bancos, governos, assinava presidenta, com "a", o que era recebido com caras tortas,deboche ou crítica de que era "erro gramatical".

Vou comemorar os 78 anos do meu, do nosso valente Sindicato dos Bancários. Longa vida ao sindicato! Parabéns à diretoria e às lutadoras e lutadores que palmilharam esse caminho e foram construindo o que temos hoje. Parabéns Alex, Valtinho, Betinho e Rosalina, em nome dos quais parabenizo a toda a companheirada que constrói com luta e alegria o bravo sindicalismo bancário no Pará!
Antes de ir à festa dos 78 anos do Sindicato dos Bancários, passarei na noite de autógrafos do Fábio castro, que lança hoje o livro  "Entre o mito e a fronteira". Às 7 da noite, na Dr. Moraes, 584. E se conseguir convite, ainda vou assistir a peça Orfeu, no Teatro da Paz.

1 comentários:

Anônimo disse...

Sim, o sindicato dos bancários é uam referência do sindicalismo no Pará. Parabéns a todos e todas que construíram essa bela história.

 
;